Estudantes de Letras do Programa Ensinar promovem imersão cultural com a obra “Odisseia”, de Homero

Por em 29 de agosto de 2024

No último dia 17 de agosto, os acadêmicos do curso de Letras do Polo de Presidente Sarney do Programa Ensinar/Uema participaram de uma atividade inovadora proposta pelo professor Irineu Neto, como parte da ementa da disciplina de História da Literatura. O objetivo foi mergulhar nos temas abordados na “Odisseia”, de Homero, e transportar esses conceitos para a atualidade, criando um elo entre o período clássico da literatura grega e os dias de hoje.

A atividade teve como objetivo valorizar o estudo da literatura mundial como um referencial relevante para a compreensão das diversas literaturas e suas polaridades.

“Essa atividade foi proposta após identificar o potencial sobre o conteúdo que os acadêmicos apresentaram durante as aulas presenciais”, explicou o professor. Para ele, o envolvimento dos alunos em aulas dialogadas, debates e leituras das obras do período clássico foi fundamental para promover reflexões sobre aspectos culturais, principalmente na filosofia, mostrando o caráter atemporal dos pensamentos e questionamentos que surgiram naquela época e ainda permanecem relevantes.

O momento incluiu aulas dialogadas, debates intensos e leituras aprofundadas, o que permitiu aos participantes refletir sobre as características da sociedade da Grécia Antiga e suas influências nos dias atuais.

O acadêmico Danilo Soares Barros destacou a importância de “Odisseia” como uma obra rica em ensinamentos e lições de vida. “A jornada de Ulisses (Odisseu) é um exemplo de perseverança. Apesar dos muitos desafios que enfrenta, ele nunca perde a esperança de retornar ao seu lar. Essa lição nos ensina a importância de continuar lutando, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis”, refletiu Danilo. Ele também destacou a inteligência e astúcia de Odisseu como armas importantes tanto quanto a força física, e lembrou que a história não é apenas sobre o destino, mas também sobre as experiências que moldam o protagonista ao longo do caminho.

Além disso, Danilo sublinhou a importância da lealdade e do amor, exemplificados pelo ato de fidelidade de Penélope, que permanece leal a Odisseu até o seu retorno. “As escolhas que fazemos muitas vezes podem causar grandes consequências, porém devemos assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas,” concluiu o aluno.

A atividade realizada no Polo de Presidente Sarney foi um sucesso, proporcionando aos alunos uma profunda reflexão sobre o valor da literatura clássica e seu impacto nas gerações presentes. A iniciativa reforça a importância de um ensino de literatura que vá além das páginas dos livros, permitindo uma compreensão crítica e contextualizada das obras que marcaram a história da humanidade.

Por: Paula Lima