Alunos de Letras do Programa Ensinar encenaram clássicos da Tragédia e Comédia Grega

Por em 28 de agosto de 2024

Os alunos do Curso de Letras do Polo Mata Roma do Programa Ensinar/Uema vivenciaram uma experiência singular ao encenarem clássicos da Tragédia e Comédia Grega. Sob a orientação da Profa. Dra. Silvana Maria Pantoja dos Santos, na disciplina História da Literatura, os estudantes trouxeram à vida personagens marcantes das peças “Antígona” de Sófocles, “Agamémnon” de Ésquilo, “Medeia” e “As Troianas” de Eurípedes, além da comédia “As Rãs” de Aristófanes.

A proposta da atividade, segundo a professora, foi promover uma reflexão crítica sobre os temas abordados nas obras e as relações sociais que permeiam seus enredos. “Os gêneros literários em questão carregam componentes capazes de provocar efeitos de sentidos. Por meio dos personagens vividos pelos alunos, após cada apresentação, foi possível perceber as emoções e também a compaixão pelos dramas e valores humanos”, explicou a professora.

Essa imersão nas tragédias e comédias gregas não apenas contribuiu para o entendimento dos conteúdos da literatura ocidental, mas também para o autoconhecimento dos alunos. “A atividade contribuiu para o aprimoramento dos alunos em relação aos conteúdos sobre a literatura ocidental trabalhados, como também para seus autoconhecimentos, na medida em que puderam adaptar seus conteúdos internos — suas subjetividades — aos seus atos criativos,” ressaltou a professora Silvana.

Para os alunos, a experiência foi profundamente enriquecedora. Nailson da Silva Mendes destacou a relevância da atividade: “a atividade relacionada às peças gregas trabalhada pela Profa. Silvana foi uma experiência incrível, até então não vivenciada, que nos favoreceu uma camada de informações sobre o contexto social da antiguidade grega, com possibilidade de reflexão sobre a realidade atual. As encenações instigaram a nossa criatividade e habilidade em incorporar sentimentos fortes, a partir dos personagens de cada enredo”.

Wandesson L. Dutra também compartilhou sua experiência: “as interpretações dos personagens possibilitaram a mim, e creio que aos meus colegas, compreender as emoções e até simpatizar com os dramas e valores humanos após cada apresentação. A atividade nos proporcionou o aprimoramento em relação aos temas da literatura ocidental abordados, além de nos promover a reflexão sobre nós mesmos, permitindo-nos incorporar experiências internas em nossas produções criativas”.

Essa iniciativa demonstra o valor da prática teatral como ferramenta pedagógica, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e emocional dos alunos.

Por: Paula Lima