Uema inicia Mestrado Profissional em Saúde da Família no Campus Caxias

Por em 27 de agosto de 2024

Na manhã de segunda-feira, 26 de agosto, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início à primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) no Campus Caxias. A aula inaugural aconteceu no Auditório Leôncio Magno, reunindo diversos representantes da academia e autoridades locais. O mestrado, que integra uma rede nacional liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e composta por 45 instituições públicas de ensino superior, visa a formação de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Primária.

Durante o evento, a Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara, coordenadora do PROFSAÚDE na Uema, destacou a importância do curso para a capacitação de profissionais que já atuam no SUS. Ela explicou que o mestrado combina atividades presenciais e à distância, permitindo que os alunos desenvolvam suas dissertações e produtos técnicos em suas áreas de atuação, alinhados aos princípios e necessidades do SUS.

A aula inaugural contou com a presença de importantes figuras da Uema, como o Diretor do Curso de Medicina, Dr. Sinésio Torres, e a Diretora do Curso de Enfermagem, Profa. Dra. Rosângela Almeida, além de representantes do município de Caxias e do sistema de saúde local. O evento também teve a participação virtual da Profa. Dra. Carla Pacheco Teixeira, Coordenadora Acadêmica Adjunta Nacional do PROFSAÚDE, que discutiu o papel estratégico do mestrado na formação de profissionais para o SUS.

O Pró-reitor Adjunto da PPG, Prof. Dr. Fábio Afonso Mazzei Moura de Assis Figueiredo, enfatizou a importância desse novo mestrado para o desenvolvimento da saúde no Maranhão, ressaltando o esforço da universidade em expandir e consolidar seus programas de pós-graduação, mesmo fora da capital. A primeira turma do mestrado é composta por dez alunos, oriundos de diferentes municípios maranhenses, como Caxias, Barra do Corda, Santa Inês, Coroatá e Timon. Eles terão dois anos para concluir o curso, que promete não apenas aprofundar seus conhecimentos, mas também contribuir significativamente para a melhoria dos serviços de saúde em suas regiões.

O evento também marcou a entrega de uma nova sala para a coordenação do mestrado no Anexo Saúde do Campus Caxias, fortalecendo a estrutura do programa e garantindo o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. O início do PROFSAÚDE no Campus Caxias representa um avanço significativo para a UEMA e para o sistema de saúde do Maranhão, consolidando a universidade como um polo de formação e inovação na área da saúde.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias

Fotos: Emanuel Pereira/Campus Caxias