Diretor de Química do Programa Ensinar realiza visita técnico-científica nos polos de Governador Nunes Freire e Turiaçu

Por em 27 de agosto de 2024

O Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão continua a fortalecer a relação com seus polos, promovendo visitas técnico-científicas, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino oferecido.

No último sábado, 24 de agosto, o Diretor do Curso de Química, Prof. Dr. Adilson Luís Pereira Silva, esteve nos polos de Governador Nunes Freire e Turiaçu. As visitas foram estratégicas para avaliar a infraestrutura disponível, realizar escuta ativa com os estudantes e coordenadores de polo, além de alinhar ações pedagógicas.

Entre os principais objetivos das visitas, destacou-se a vistoria dos laboratórios de Ciências e Química, bem como das bibliotecas dos polos.

Segundo o professor Adilson, “essas vistorias são essenciais para garantir que os espaços estejam devidamente equipados para atender às necessidades dos alunos, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de atividades práticas e teóricas”.

Além disso, a visitação teve como foco estreitar as relações entre a direção do curso e as coordenações dos polos, fortalecendo o diálogo e o alinhamento das ações pedagógicas. A entrega e devolução de materiais e livros, cuidadosamente selecionados, também foram pontos centrais durante as visitas. “A aproximação entre a direção do curso e os polos é vital para mantermos a qualidade do ensino e para ouvir diretamente as demandas dos nossos alunos e coordenadores”, acrescentou o diretor.

A Coordenadora do Polo de Governador Nunes Freire, Profa. Noemia Feitosa, em sua fala, expressou a importância da visita: “o polo foi agraciado com novos livros de Química e Matemática trazidos pelo professor. Tivemos também uma conversa com a turma, onde foram tiradas dúvidas dos alunos. Eles ficaram bastante animados com a visita, pois essa aproximação entre a direção do curso e os alunos é muito importante”.

No polo de Turiaçu, a Coordenadora  Leudilene Nascimento destacou o papel fundamental da visita para os discentes, afirmando que “a visita mostrou sua importância para futuros profissionais que precisam do espaço para desenvolver e pesquisar. Além disso, houve a integração entre a teoria e a prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos nas disciplinas anteriores”.

As visitas técnico-científicas aos polos de Governador Nunes Freire e Turiaçu reforçam o compromisso do Programa Ensinar com a excelência educacional, promovendo um ambiente acadêmico que valoriza a proximidade entre direção, coordenações e estudantes.

Por: Paula Lima