Uema, UFMA e Fapema se unem em Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Por em 26 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou, no dia 20 de agosto, de uma reunião organizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que também contou com representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O encontro teve como objetivo discutir a elaboração e o acompanhamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nas instituições envolvidas.

Durante o encontro, foi decidido que um comitê específico, composto por representantes da Uema e UFMA, será formado para coordenar as atividades e garantir a eficácia das ações propostas. O próximo passo será a elaboração e apresentação de um plano de trabalho, detalhando as etapas do projeto e as responsabilidades de cada instituição.

Ariadne Rocha, presidente da Comissão do PGRS da Uema, ressaltou que a universidade já possui um plano implementado e destacou a importância da parceria com a UFMA e a Fapema para promover o desenvolvimento sustentável. A colaboração também abrirá oportunidades para estágios de estudantes de Engenharia Ambiental de ambas as universidades, contribuindo para a formação prática dos alunos na área ambiental.

Cristiano Capovilla, diretor Científico da Fapema, afirmou que a fundação está comprometida em oferecer o suporte necessário para a parceria, incluindo o financiamento de bolsas para os envolvidos na execução dos projetos sustentáveis.

Além disso, a parceria tem o objetivo de incluir outros órgãos, ampliando o impacto das iniciativas e fortalecendo as ações de gestão de resíduos. Essa colaboração reforça o compromisso com uma gestão responsável de resíduos e fomenta a troca de conhecimentos e experiências que contribuirão para o avanço conjunto das instituições na área de sustentabilidade.

Por: Ascom/Uema, com informações da UFMA