Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar realizam seminário sobre a psicologia na pedagogia

Por em 26 de agosto de 2024

Os alunos do Curso de Pedagogia do Polo Paulino Neves realizaram um seminário, com o tema “A Psicologia como possibilidades e desafios para a Pedagogia e a atuação multidisciplinar”. O momento fez parte da disciplina Psicologia, ministrada pela professora Maria de Jesus Melo da Silva.

A ocasião foi denominada Encontro das Flores, onde cada equipe tinha o nome de uma flor: girassol, rosa, cravo, copo de leite, margarida e hortênsia, abordando diversos tópicos sobre emoções e condições humanas.

“O seminário contou com vários subtemas, como os processos básicos do comportamento, a motivação, trabalhamos também os processos da aprendizagem, suas dificuldades, como a questão da dislexia, as emoções, o autismo, que eu achei de suma importância de ser trabalhado”, explicou a professora.

Ela, ainda, complementou: “o palco foi dominado por uma apresentação teatral, onde música, a poesia de Guimarães Rosa e a criatividade dos alunos se fundiram em um momento de profunda socialização e aprendizado. O evento se transformou em um espetáculo, onde cada grupo de alunos floresceu como personagens em um grande teatro da vida”.

À medida que o evento progredia, cada equipe apresentou seus subtemas com dedicação. O destaque ficou para a equipe dos Girassóis, que abordou a linguística, naturista, musical, interpessoal e sinestésica de tal forma que o público foi transportado para dentro de um circo, onde o palhaço, as meninas do bambolê e as bailarinas se tornaram símbolos vivos do aprendizado dinâmico e multifacetado.

O seminário também contou com entrevistas impactantes. Um podcast produzido pelos alunos abordou os processos básicos do comportamento, com participação de médicos e psicólogos, que compartilharam suas experiências e insights sobre percepção, atenção e sensação. A psicóloga da cidade foi entrevistada sobre motivação na escola, enquanto a psicopedagoga trouxe à tona questões essenciais sobre dislexia.

O evento transcendeu as expectativas da professora. “Foi um trabalho apresentado de forma extraordinária. Fiquei emocionada e orgulhosa com cada apresentação”, afirmou a professora Jesus Melo, emocionada com o empenho e a dedicação de seus alunos. Ela, ainda, destacou a importância da multidisciplinaridade na formação dos pedagogos, que, em sua visão, “devem estar preparados para lidar com as emoções e desafios complexos da educação infantil e das séries iniciais”.

Par a aluna Cidinelle Silva, “o seminário foi maravilhoso, momento de muito aprendizado, troca de conhecimento, absorção de conteúdo, e a professora foi sensacional, excelente profissional”.

Jacó Pereira de Araújo ressaltou que “aprendi bastante sobre espírito de equipe e amizade! O momento foi importante para a minha socialização, pois sou muito tímido e estou perdendo isso ao longo do curso, e esse seminário me deu um “gás” em relação a isso. Além da questão do aprendizado em relação aos temas estudados”.

O acadêmico Bruno Oliveira Viana Mendes, frisou que o seminário foi um momento de culminância bastante proveitoso. “Além do conhecimento dos conteúdos, aprendemos trabalhar melhor em grupo, um pouco do comportamento do colega, lidar com as interferências que ocorreram ao longo do trabalho e o ápice foi ter um olhar mais profundo para dentro de nós mesmos e do outro, conhecer nossos sentimentos, emoções, o que nos motiva, saber que cada um de nós temos nossas batalhas internas e lutamos para poder vencer”, contou.

Ao final, a professora Jesus Melo destacou que o mérito de todo o sucesso é dos alunos. “Eu apenas estou ali como mediadora, como facilitadora. O mérito é deles, com certeza, é deles mais do que meu”, declarou.

De acordo com o Coordenador do Polo Paulino Neves, Francismacio de Oliveira Castro, “O seminário proporcionou uma experiência envolvente e enriquecedora para os alunos, permitindo uma compreensão mais profunda da psicologia”.

O trabalho realizado não só engrandeceu a todos os envolvidos, mas também deixou um legado de motivação e inspiração.

Na oportunidade, estavam presentes turmas de pedagogia de outras faculdades, que foram convidadas a interagir com a turma de pedagogia do Ensinar.

Por: Paula Lima