Propostas da Uema são prioridade na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Por em 20 de agosto de 2024

O Governo do Estado do Maranhão concluiu a votação das prioridades para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, marcando uma etapa importante do Orçamento Participativo (OP) 2024. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se destacou entre as principais beneficiadas, com suas propostas de ampliação e inovação educacional agora integradas às prioridades do orçamento estadual.

O OP 2024, que celebrou sua décima edição, envolveu audiências públicas em 32 regiões de planejamento do Maranhão, reunindo mais de cinco mil participantes. O processo foi coordenado pelas Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan). O evento de encerramento foi prestigiado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que ressaltou a importância do OP para a democracia maranhense e o compromisso do governo em atender às reais necessidades da população.

Prioridades Aprovadas para a Uema

As propostas da Uema que foram aprovadas refletem um compromisso com a expansão da educação e o fortalecimento da pesquisa científica no estado. Entre as principais iniciativas estão:

Novos Cursos e Expansão de Campi: A Uema receberá investimentos para a inclusão de novos cursos, como Medicina, e a expansão de campi e polos em áreas com demanda educacional subatendida, como Miranda do Norte, Pericumã e Lagos.

Ensino Integral e Tecnologia: Serão ampliadas as ofertas de cursos de idiomas, tecnologia e programação para jovens, promovendo o ensino integral e preparando os estudantes para o mercado de trabalho.

Fortalecimento da Pesquisa e Extensão: A universidade investirá em laboratórios e promoverá eventos acadêmicos para divulgar e popularizar a ciência e a tecnologia.

Infraestrutura e Apoio ao Estudante: O orçamento incluirá a construção de restaurantes universitários, casas do estudante e ambientes tecnológicos, melhorando a infraestrutura e a experiência acadêmica.

Programas de Permanência: Serão implementadas medidas para aumentar a inclusão e acessibilidade, oferecendo suporte socioeconômico e combate à evasão universitária.

Detalhamento das Ações e Implementação

Com a inclusão das propostas na LOA 2025, a Uema terá a responsabilidade de detalhar suas ações em conjunto com seus setores internos e campi. As propostas foram ajustadas para atender às necessidades específicas das regiões, como:

Alto Munim: Expansão da oferta de ensino integral e medidas para aumentar a permanência dos jovens na escola.
Alto Turi: Fortalecimento da pesquisa e extensão acadêmica com novos programas e estruturação de laboratórios.
Baixada Maranhense: Ampliação dos cursos presenciais no campus de São Bento.
Eixos Rodoferroviários: Instalação de um novo polo em Miranda do Norte.
Gerais de Balsas: Continuação da construção do novo campus com novas instalações.
Lagos: Expansão de polos/campi.
Mearim: Ampliação da infraestrutura tecnológica e oferta de novos cursos.
Médio Parnaíba: Implementação de programas de inclusão e apoio socioeconômico.
Pericumã: Ampliação de novos polos/campi.

A votação, que contou com a participação de 12.248 pessoas, evidencia a importância da participação popular na formulação de políticas públicas e no direcionamento dos recursos estaduais. Com as propostas da UEMA priorizadas, a universidade está preparada para avançar em suas metas e contribuir ainda mais para o desenvolvimento educacional e científico do Maranhão.

Por: Caio Marcos