Seminário Temático promove integração e diálogo acadêmico entre os alunos de Ciências Biológicas do Programa Ensinar

Por em 19 de agosto de 2024

Alunos de Ciências Biológicas do Polo Coroatá realizaram seminário temático com o tema “Avaliação em Larga Escala: Trilha Formativa”. O momento fez parte da disciplina Avaliação Educacional e Escolar, ministrada pela Profa. Dra. Maria Lúcia Aguiar Teixeira.

O evento contou com a participação dos alunos de Geografia do Ensinar e de Pedagogia da Faculdade SEVEN, uma instituição privada do município de Coroatá.

O objetivo foi socializar os conhecimentos construídos ao longo da disciplina, além de promover a interação, o diálogo e a parceria entre os acadêmicos de Ciências Biológicas e outras áreas do conhecimento.

A programação do seminário incluiu a apresentação de quatro Grupos de Trabalho, cada um focado em temas cruciais para a compreensão e aprimoramento das avaliações em larga escala: GT1 – Estado Avaliador; GT2 – Implicações das Avaliações em Larga Escala; GT3 – O IDEB como Política de Regulação do Estado; GT4 – Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Necessidade de Formação Docente.

Durante os dois dias de seminário, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e trocar conhecimentos, abordando diversos níveis cognitivos e promovendo uma rica interação entre os diferentes cursos e instituições envolvidas. Como forma de agradecimento pela participação ativa, foram sorteadas bolsas para cursos isolados e de Pós-graduação Lato Sensu, proporcionando aos participantes uma chance de continuar se aprimorando academicamente.

A professora Maria Lúcia destacou a importância do seminário para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional dos estudantes, enfatizando que “eventos como este são fundamentais para a construção de um conhecimento sólido e integrado, capaz de responder aos desafios contemporâneos da educação”.

Para a aluna Brenda Almeida, o seminário foi um momento extremamente enriquecedor para todos os acadêmicos. “Foi uma oportunidade única de aprofundar nossos conhecimentos sobre um tema tão relevante no contexto educacional atual. Através das apresentações e discussões, pudemos explorar diferentes perspectivas sobre como as avaliações em larga escala impactam não apenas o aprendizado dos alunos, mas também as políticas educacionais e a qualidade do ensino”, disse ela.

Brenda ainda complementou: “as trocas de ideias entre os participantes foram valiosas, pois cada um trouxe contribuições que ampliaram nossa compreensão sobre a importância dessas avaliações na identificação de desigualdades e na promoção de melhorias no sistema educacional. O seminário não apenas enriqueceu nosso entendimento sobre avaliação em larga escala, mas também nos motivou a sermos agentes de mudança na educação. Saímos desse evento com novas ideias e uma visão mais crítica, prontos para aplicar esse conhecimento em nossas futuras práticas profissionais”.

O Seminário reforçou o compromisso da Uema com a excelência acadêmica e a promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo, preparando futuros educadores para atuar de forma crítica e eficiente no cenário educacional brasileiro.

Por: Paula Lima