Seminário Temático promove integração e diálogo acadêmico entre os alunos de Ciências Biológicas do Programa Ensinar
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 19 de agosto de 2024
Alunos de Ciências Biológicas do Polo Coroatá realizaram seminário temático com o tema “Avaliação em Larga Escala: Trilha Formativa”. O momento fez parte da disciplina Avaliação Educacional e Escolar, ministrada pela Profa. Dra. Maria Lúcia Aguiar Teixeira.
O evento contou com a participação dos alunos de Geografia do Ensinar e de Pedagogia da Faculdade SEVEN, uma instituição privada do município de Coroatá.
O objetivo foi socializar os conhecimentos construídos ao longo da disciplina, além de promover a interação, o diálogo e a parceria entre os acadêmicos de Ciências Biológicas e outras áreas do conhecimento.
A programação do seminário incluiu a apresentação de quatro Grupos de Trabalho, cada um focado em temas cruciais para a compreensão e aprimoramento das avaliações em larga escala: GT1 – Estado Avaliador; GT2 – Implicações das Avaliações em Larga Escala; GT3 – O IDEB como Política de Regulação do Estado; GT4 – Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Necessidade de Formação Docente.
Durante os dois dias de seminário, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e trocar conhecimentos, abordando diversos níveis cognitivos e promovendo uma rica interação entre os diferentes cursos e instituições envolvidas. Como forma de agradecimento pela participação ativa, foram sorteadas bolsas para cursos isolados e de Pós-graduação Lato Sensu, proporcionando aos participantes uma chance de continuar se aprimorando academicamente.
A professora Maria Lúcia destacou a importância do seminário para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional dos estudantes, enfatizando que “eventos como este são fundamentais para a construção de um conhecimento sólido e integrado, capaz de responder aos desafios contemporâneos da educação”.
Para a aluna Brenda Almeida, o seminário foi um momento extremamente enriquecedor para todos os acadêmicos. “Foi uma oportunidade única de aprofundar nossos conhecimentos sobre um tema tão relevante no contexto educacional atual. Através das apresentações e discussões, pudemos explorar diferentes perspectivas sobre como as avaliações em larga escala impactam não apenas o aprendizado dos alunos, mas também as políticas educacionais e a qualidade do ensino”, disse ela.
Brenda ainda complementou: “as trocas de ideias entre os participantes foram valiosas, pois cada um trouxe contribuições que ampliaram nossa compreensão sobre a importância dessas avaliações na identificação de desigualdades e na promoção de melhorias no sistema educacional. O seminário não apenas enriqueceu nosso entendimento sobre avaliação em larga escala, mas também nos motivou a sermos agentes de mudança na educação. Saímos desse evento com novas ideias e uma visão mais crítica, prontos para aplicar esse conhecimento em nossas futuras práticas profissionais”.
O Seminário reforçou o compromisso da Uema com a excelência acadêmica e a promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo, preparando futuros educadores para atuar de forma crítica e eficiente no cenário educacional brasileiro.
Por: Paula Lima