Uema abrirá turma de Tiro com Arco em parceria com a Federação Maranhense e Arqueria Imperial

Por em 16 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), em parceria com a Federação Maranhense de Tiro com Arco (FEMARCO) e a Arqueria Imperial, lançará uma turma de Tiro com Arco.

As aulas têm o objetivo de promover a prática esportiva e oferecer novos esportes à comunidade acadêmica e externa, por meio do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL).

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Prof. Ilka Serra, falou sobre a parceria e do impacto na comunidade acadêmica e externa. ”Estamos promovendo e incentivando práticas esportivas por meio do NEL, com o objetivo de proporcionar a alunos, professores, servidores e à comunidade, acesso a esportes inovadores e diferenciados, ainda pouco acessíveis. A Uema, por meio de sua pró-reitoria de extensão e seu foco em inovação, busca trazer essas novidades para a universidade”, destacou.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Secretaria do NEL, localizada no Campus Paulo VI. Serão solicitados dados pessoais e o pagamento de uma taxa, cujos valores serão divulgados posteriormente e irão variar para alunos, servidores, professores e comunidade externa.

As aulas terão início na segunda semana de setembro e ocorrerão todas as terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, na quadra de esportes do NEL. As atividades serão conduzidas por um instrutor qualificado e com equipamentos profissionais.

Inicialmente, as aulas serão direcionadas a adultos, com planos futuros para incluir crianças da comunidade próxima à Uema.

O Chefe do Departamento de Física da Uema e responsável pela mediação dessa parceria, Prof. Edvan Moreira, destacou os benefícios deste esporte para os praticantes.  “Neste primeiro momento, a parceria com a Federação trará benefícios significativos para a comunidade acadêmica, melhorando a aptidão física e cognitiva, reduzindo ansiedade e estresse, e aprimorando autoestima e saúde mental. Também planejamos propor a inclusão do Tiro com Arco nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) para aumentar a visibilidade e reconhecimento do esporte”, disse.

Para esclarecimentos, entre em contato com o NEL por meio do email nel@uema.br.

Por: Karolynne Sodré