Uema promove primeiro workshop de pesquisadores para mestrado em gestão hídrica

Por em 16 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde desta quinta-feira (15) no Auditório da UemaNet, o I Workshop de Pesquisadores do ProfÁgua, o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. O evento reuniu professores e pesquisadores para a apresentação de suas linhas de pesquisa, áreas de concentração e perspectivas de projetos relacionados aos recursos hídricos no Maranhão.

A participação da Uema no ProfÁgua, um programa fomentado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reforça o compromisso da instituição com a formação de excelência e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Este marco é significativo tanto para a universidade quanto para o desenvolvimento da região.

O ProfÁgua, com duração de 24 meses, é oferecido em formato presencial e com apoio de tecnologias de educação a distância (EaD), permitindo que profissionais de diversas regiões do Brasil tenham acesso à formação de qualidade. Entre os professores do programa está o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, que destacou a importância do evento para que os acadêmicos conheçam as linhas de pesquisa disponíveis e escolham o orientador mais alinhado às suas áreas de interesse.

“Minha linha de pesquisa é focada na recuperação de áreas degradadas com mudas nativas e nos PRADs, programas de recuperação de áreas degradadas. Espero que os novos mestrandos, que vêm de diversas áreas como oceanografia, geografia e ciências biológicas, possam identificar-se e optar pela área que melhor atenda às suas expertises”, afirmou o professor Paulo Catunda.