Nugeo explica sobre tempestade com granizo e ventos fortes em Estreito (MA)

Por em 13 de agosto de 2024

O Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) registrou, na tarde dessa segunda-feira (12), na cidade de Estreito, no sul do Maranhão, uma tempestade com chuva, queda de granizo e ventos fortes. O evento causou diversos prejuízos na cidade, incluindo destelhamentos, queda de árvores e quebra de vidros em uma escola, resultando em um ferido.

Segundo o Nugeo, a ocorrência de eventos meteorológicos desse tipo durante o período de estiagem é rara, já que as chuvas são escassas e a umidade atmosférica é limitada. Contudo, nesta época do ano, as temperaturas elevadas na baixa troposfera, combinadas com a entrada de umidade e outras forçantes, desestabilizaram a atmosfera, favorecendo a formação de nuvens Cumulonimbus, que provocaram a queda de granizo e ventos intensos em Estreito.

O granizo se forma quando correntes de ar ascendentes levam gotículas de água a altitudes com temperaturas abaixo de zero, transformando-as em núcleos de gelo. Quando o granizo se torna pesado demais para ser sustentado, ele cai, o que, embora incomum, pode acontecer durante a estação seca. Imagens de satélite mostram que essa instabilidade atmosférica predominou na região de divisa entre Pará, Maranhão e Tocantins, com destaque para Estreito.

Imagem de satélite: Eumetsat/windy