Alunos da Uema lançam documentário sobre religiões de matriz africana no Maranhão

Por em 12 de agosto de 2024

Na noite da última sexta-feira (9), o auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi palco do lançamento do documentário “TERECÔ – a Força que vem da Raiz”. O filme, que explora as religiões de matriz africana e indígena na cidade de Caxias, é uma produção do Grupo de Pesquisa e Documentação em História Social e Política do Maranhão, com direção e produção do Prof. Dr. Eloy Abreu, do Departamento de História e Geografia da Uema.

O documentário, que tem 28 minutos de duração, é um projeto de extensão do Programa Bolsa Cultura da Uema, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura. “O audiovisual é um recurso didático pensado para as aulas de História na Educação Básica e na formação de professores, visando dar visibilidade às manifestações religiosas afro-indígenas e desenvolver uma educação das relações étnico raciais”, explicou o professor Eloy Abreu. A exibição contou com a presença de integrantes de importantes terreiros de Caxias, como o Templo Caboclo João da Mata e a Tenda Espírita São Jerônimo, além de acadêmicos e professores. Durante o evento, membros do Templo Nossa Senhora da Conceição, Quézia Dourado e Eugênio Gabriel, abriram a sessão com o “Hino da Umbanda”, trazendo um toque de espiritualidade ao lançamento.

O documentário é fruto de um trabalho coletivo realizado ao longo de seis meses por discentes de graduação e pós-graduação em História da UEMA, com o apoio de profissionais parceiros. O projeto busca registrar e promover o respeito às práticas do Terecô em Caxias, contribuindo para a erradicação do preconceito racial e religioso. Os alunos que participaram da produção compartilharam suas experiências durante a cerimônia. Antero Boueres destacou a importância de resistir ao preconceito e a representatividade dos terreiros como fontes de fortalecimento e consciência política. Kadson Andrade, outro integrante da equipe, celebrou o impacto pessoal e acadêmico do projeto, enquanto Rayfran Pereira, umbandista e terecozeiro, enfatizou a importância de dar voz àqueles que mantêm viva a tradição do Terecô em Caxias.

Eugênio Gabriel, da Tenda Nossa Senhora da Conceição, elogiou a produção por retratar com fidelidade os ritos e a essência do Terecô e da Umbanda em Caxias. Ingrid Vitória Morais, filha de santo da mesma tenda, ressaltou a necessidade do documentário para desconstruir preconceitos e despertar a curiosidade das pessoas sobre as verdadeiras práticas dessas religiões.

O documentário “TERECÔ – a Força que vem da Raiz” não apenas ilumina as práticas religiosas afro-indígenas de Caxias, mas também se posiciona como um instrumento educativo e cultural de resistência, promovendo a valorização e o respeito por essas tradições ancestrais.

Por Emanuel Pereira, do Campus Caxias