Alunos de História do Campus Barra do Corda do Programa Ensinar conhecem mais sobre a cidade durante aula de campo

Por em 9 de agosto de 2024

Alunos do 4º período do curso de História, do Campus Barra do Corda, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, participaram, no último final de semana, de uma enriquecedora aula de campo com o tema “Conhecendo a História da Cidade”. A atividade, promovida pela disciplina Teoria e Metodologia da História, ministrada pelo Prof. Dr. Jakson dos Santos Ribeiro, teve o objetivo de estimular a prática do historiador por meio da observação e problematização dos elementos históricos, sociais e culturais da cidade.

A proposta da aula de campo foi enxergar a cidade como um livro a céu aberto, onde cada rua, edifício e monumento carrega histórias esperando para serem descobertas e interpretadas. O professor Jakson enfatizou a importância dessas atividades para a formação dos alunos. “Atividades de campo, como esse passeio pelas ruas, são uma forma de os discentes revisitar os principais pontos da cidade. Esse olhar nos permite colocar em prática o arcabouço teórico, capturando elementos para o exercício historiográfico. Além disso, o processo formativo não se limita ao espaço da sala de aula, mas envolve a articulação de saberes que vão além dos muros da Universidade”, afirmou o professor.

O momento consistiu em um passeio pelos principais pontos históricos de Barra do Corda, durante o qual os alunos registraram imagens e informações conforme o roteiro traçado para a atividade. Esta prática proporcionou uma experiência rica em aprendizagem, ao mesmo tempo em que fortaleceu a conexão dos estudantes com a história local.

A aluna Dulciléia Rodrigues da Costa destacou a relevância dessa atividade para o reconhecimento e valorização da identidade local. “Barra do Corda tem muito a falar e precisa de mais reconhecimento e valorização identitária. Compreender a história de nossa cidade e sua evolução ao longo do tempo é fundamental, e infelizmente muitos ainda não têm essa compreensão. Foi maravilhoso ver cada ponto histórico que conta e faz parte da nossa construção histórica”, disse ela.

Ela, também, expressou sua gratidão pelo papel do professor Jakson na realização da aula. “Falar da aula é falar do Prof. Dr. Jakson. Com clareza e plena certeza, ele traz a questão de que historiadores, antes de tudo, devem valorizar as significações que carregam nosso lugar”, concluiu.

A aula de campo não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a história de Barra do Corda, mas também destacou a importância da prática historiográfica no campo. Através dessa atividade, os estudantes puderam aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, desenvolvendo uma compreensão mais profunda e crítica da história local.

A iniciativa reflete o compromisso do Programa do Ensinar da Uema em proporcionar uma formação completa e integrada aos seus alunos, preparando-os para enfrentar os desafios da profissão de historiador com uma visão abrangente e fundamentada na realidade local.

Por: Paula Lima