Turma de Agrocomputação participa de visita técnica para vivência sobre uso de tecnologia na agricultura em Balsas-MA

Por em 9 de agosto de 2024

Com o objetivo de vivenciar na prática o uso de tecnologia e dados na agricultura, os alunos do curso de tecnólogo em Agrocomputação do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participaram de uma visita técnica à fazenda Campestre, no dia 3 de agosto, na cidade de Balsas.

A atividade teve o intuito de expor os estudantes às modernas práticas de manejo e administração agrícola, demonstrando como a agricultura de precisão pode otimizar a eficiência e os resultados no agronegócio.

Durante a visita, os alunos foram guiados pelos professores Joel Cabral, Jadson Oliveira e Francisco Neto, que acompanharam a turma ao longo de toda a atividade. Na Fazenda Campestre, os visitantes foram recebidos pelos proprietários, os agricultores Christian e William Menegaz. Com uma vasta experiência no setor, os Menegaz falaram da história da fazenda e das práticas inovadoras aplicadas, destacando o impacto positivo do uso de tecnologia nos processos agrícolas.

Foram apresentados aos alunos técnicas, máquinas, sensores e sistemas de gestão agrícola e os alunos puderam observar de perto como essas ferramentas são aplicadas para melhorar a produção e promover a sustentabilidade no campo.

“Esse tipo de atividade é crucial para a formação dos estudantes de Agrocomputação. Ela não apenas complementa os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, mas também oferece uma visão prática e realista dos desafios e soluções no campo. Em resumo, a visita técnica à Fazenda Campestre foi uma experiência muito valiosa, enriquecedora e inspiradora para todos os participantes, reafirmando o compromisso da instituição em oferecer uma educação de qualidade, alinhada com as demandas do mercado e as inovações tecnológicas no setor agrícola”, disse o professor da disciplina Business Intelligence, Jadson Oliveira.

Por Débora Souza