Uema realiza Seminário Interno de Autoavaliação da Pós-Graduação em Letras no Cecen

Por em 6 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, entre os dias 1 e 2 de agosto, o Seminário Interno de Autoavaliação da Pós-Graduação em Letras. Durante esses dois dias, docentes, técnicos, discentes e egressos se reuniram para discutir os rumos do programa e suas implicações para a educação no Maranhão.

O evento destacou-se pela participação de dois renomados professores na área das Letras, que agora estão associados ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Uema: os professores, Frederico Augusto Liberalli de Góes e Regina Zilberman. O professor Liberalli abriu o seminário com uma palestra sobre “Solidariedade e Colaboração como Princípios”, enquanto a professora Zilberman encerrou o evento com uma palestra sobre “Autoavaliação – PPGs em busca de autoconhecimento”.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Uema, professor José Henrique de Paula Borralho, enfatizou a importância dessa autoavaliação e a chegada dos novos professores ao programa. Segundo ele, a inclusão dos professores Liberalli e Zilberman trará mais peso e impacto ao campo de pesquisa das Letras no eixo Norte e Nordeste do Brasil. “Nosso objetivo é tornar a Uema um polo de referência na pós-graduação presencial no estado”, afirmou Borralho.

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Uema (PPG) têm se empenhado significativamente para alcançar essa meta, reconhecendo a relevância do curso de Letras, que possui o maior número de alunos e cursos espalhados pelo estado. O seminário também contou com diversas mesas e apresentações de grupos de pesquisa, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Esse esforço coletivo visa fortalecer a pesquisa acadêmica e a visibilidade científica do programa, reafirmando o compromisso da Uema com a excelência na educação e na formação de profissionais capacitados para contribuir com o desenvolvimento educacional e cultural do Maranhão.