Professor do Campus Timon desenvolve pesquisa sobre dinâmicas prisionais na região do médio Parnaíba/Maranhão

Por em 6 de agosto de 2024

No corpo docente do Departamento de Pedagogia da Uema campus Timon destaca-se o professor Me. Carlos Daniel Santos, que está realizando o seu doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Sua pesquisa aborda a efervescência criminal e as dinâmicas prisionais na região do Médio Parnaíba, no Maranhão.

O projeto de pesquisa propõe uma investigação das dinâmicas criminais e prisionais presentes na região do Médio Parnaíba, no estado do Maranhão. O estudo busca investigar a existência de uma dinâmica de poder no sistema criminal e no sistema prisional, onde diferentes grupos ou indivíduos competem para estabelecer domínio e controle. Além disso, pretende-se compreender os fatores subjacentes que impulsionam a efervescência criminal, bem como suas ramificações nas dinâmicas prisionais.

Para essa análise, será usado como ponto de partida a figuração social existente nas cidades de pequeno porte do estado do Maranhão, por entender que o convívio dos seres humanos, mesmo no “caos”, “desordem” e desintegração social, apresenta uma forma absolutamente determinada de organização caracterizada por um específico equilíbrio de poder.

Esse estudo é de grande relevância para a Uema Timon, para que a comunidade acadêmica e o quadro de professores compreendam sobre os fenômenos sociais que afetam a região e contribui para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de intervenção e políticas públicas.

Por: Camila Moura, da Uema Campus Timon