Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uema participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

Por em 5 de agosto de 2024

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, Marcelo Cheche, participou da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que aconteceu em Brasília/DF, nos dias 29 e 30 de julho e 01 de agosto.

O pró-reitor da PPG representou o reitor no primeiro dia do evento, que foi aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do MCTI, Luciana Santos, e contou com a participação de mais de 1.800 pessoas.

“Foi fundamental a participação da Uema durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, porque é o momento de retomada gradativa dos investimentos da ciência no Brasil, de retomada do enfrentamento de questões que são estruturais, como as assimetrias dos investimentos, que se desdobram na pesquisa e na pós-graduação nas diferentes regiões do Brasil. A participação da Universidade em articulação com a FAPEMA mostra o quanto é importante demarcar esses espaços do Estado do Maranhão em um movimento mais amplo de retomada da ciência no país’, disse o pró-reitor.

Além do pró-reitor, a delegação do Maranhão esteve representada pelo reitor da Uema, Walter Canales; pela secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Natassia Weba; pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapema), Nordman Wall; e assessores dos órgãos ligados ao ecossistema de ciência do Estado.

Com uma programação diversificada, a conferência abordou temas como a economia brasileira, o desenvolvimento científico e tecnológico, inteligência artificial, sustentabilidade e a inclusão social.

Um dos pontos altos da abertura da conferência nacional foi a entrega ao presidente Lula de documentos que tratam da Proposta de Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028.

Em seu pronunciamento, o presidente destacou a relevância do plano para o país e a importância em investir em pesquisa e inovação. “Um governador de Estado, um presidente da república tem que ter como virtude máxima a capacidade de ouvir, a capacidade de aprender. Temos que criar uma estrutura e precisamos ter coragem de colocar para fora a nossa vontade de crescer, de fazer diferente”, disse o presidente se referindo ao plano. Ele também enalteceu os cientistas quando disse que é importante mostrar uma lista de grandes cientistas brasileiros. “Aqui na falta cientista capaz de debater”, disse o presidente.

Por: Paula Lima