Uema Campus Timon realiza palestra sobre microempreendedor individual (MEI)

Por em 31 de julho de 2024

Na segunda-feira, 24 de junho, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no campus Timon foi palco de uma palestra voltada para o público interno e externo, abordando o tema do Microempreendedor Individual (MEI). O evento, que atraiu a atenção de estudantes, professores e membros da comunidade, foi organizado pela professora Dr.ᵃ Ana Glaucia Agostinho e pelo professor Dr. Carlos Magno, ambos do curso de Ciências Contábeis.

Os palestrantes do evento foram os alunos João Marcelo, Thalita Kaylane, Natali Silva e Tiago Emanoel, integrantes do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do campus. Durante a palestra, eles abordaram uma série de tópicos cruciais para a compreensão e a gestão do MEI, incluindo:

Formalização do MEI: Procedimentos e requisitos necessários para se tornar um Microempreendedor Individual.
Forma de Tributação: Explicação sobre o regime tributário aplicável ao MEI e como ele se diferencia de outras formas de tributação.
Obrigações com Impostos: Responsabilidades fiscais e obrigações tributárias que o MEI deve cumprir.
Limite de Faturamento: O faturamento máximo permitido por ano para o MEI e as consequências do excedente desse valor.
Benefícios Disponibilizados pelo Governo: Vantagens e benefícios oferecidos pelo governo aos microempreendedores, como acesso a crédito e facilidades previdenciárias.

A palestra teve como objetivo principal fornecer uma visão prática e acessível sobre o Microempreendedor Individual, destacando tanto os benefícios quanto os desafios dessa forma de formalização. Além das exposições dos alunos, o evento também abriu espaço para perguntas e respostas, permitindo que os participantes tirassem suas dúvidas e compartilhassem suas experiências pessoais.

O sucesso da palestra reflete o compromisso da Uema em promover atividades que não só enriquecem o aprendizado acadêmico, mas também têm um impacto positivo na comunidade. A abordagem prática e didática dos alunos palestrantes foi amplamente elogiada pelos presentes, destacando a importância de iniciativas educacionais voltadas para o empreendedorismo e a gestão fiscal.

O evento sobre o MEI na Uema Campus Timon é mais um exemplo de como a universidade está engajada em preparar seus alunos para os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo, em que oferece suporte vital para a comunidade empreendedora local.

Por: Thalita Kaylane/Uema Campus Timon

Fotos: Thalita Kaylane/Uema Campus Timon