I Simulação da União Europeia na Uema: Debates sobre a política europeia de migração e asilo

Por em 30 de julho de 2024

Entre os dias 26 e 28 de julho, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediou a primeira edição da Simulação da União Europeia no Brasil (SUEB) em território maranhense. O evento, que ocorreu no Centro Caixeiral, reuniu estudantes universitários de diversas áreas e instituições para discutir a temática “A Política Europeia de Migração e Asilo”.

A SUEB Maranhão é uma expansão da já consolidada Simulação da União Europeia no Brasil, parte do projeto SUEBs Regionais. Desde 2018, a SUEB tem se destacado como uma plataforma de excelência, promovendo debates de alto nível que visam fortalecer as relações entre a comunidade europeia e os estudantes do ensino superior brasileiro. Com o projeto SUEBs Regionais, a União Europeia no Brasil está ampliando esse legado, alcançando 14 estados brasileiros em 2024, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.

A primeira edição da SUEB Maranhão focou na análise da Política Europeia de Migração e Asilo. Comprometida em trazer discussões contemporâneas para os estudantes, a SUEB Maranhão proporcionou uma oportunidade imperdível para que os participantes se envolvessem em debates enriquecedores e desenvolvessem uma compreensão mais profunda sobre o tema.

A realização da SUEB Maranhão contou com uma parceria institucional significativa entre a Uema e a União Europeia no Brasil. A Simulação da União Europeia no Brasil é uma iniciativa da Delegação da União Europeia, instituída em 2018, com o objetivo de promover os princípios e valores da UE entre os jovens brasileiros. Seis edições bem-sucedidas já foram realizadas em Brasília (DF), envolvendo estudantes de todas as regiões do Brasil em negociações e debates que replicam o processo decisório da UE.

Para ampliar o alcance dessa iniciativa, a União Europeia no Brasil lançou em 2023 o modelo “SUEBs Regionais”, convidando participantes de edições anteriores a replicarem a simulação em seus estados. No ano passado, sete estados brasileiros receberam a SUEB, e em 2024, o projeto se expandiu para 12 estados, incluindo o Maranhão.

Os estudantes selecionados para a organização da SUEB Maranhão foram orientados e financiados pelo projeto de Diplomacia Pública da União Europeia no Brasil (EU POP). Esses estudantes receberam treinamento e suporte contínuo da equipe nacional da SUEB, incluindo reuniões periódicas, treinamentos de escrita acadêmica, logística de eventos e acesso ao material de estudo.

Além disso, os organizadores tiveram a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre os temas de suas respectivas simulações, com orientações da Comissão Organizadora Nacional, aprimorando habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual.

Para o diretor do Curso de Relações Internacionais da Uema, Prof. Dr. Thiago Allisson Cardoso de Jesus, esta edição do evento foi visionária e de vanguarda no Maranhão. “A nossa universidade foi a primeira a sediar uma dinâmica de simulações locais com a participação dos estudantes dos Cursos de Relações Internacionais e de Direito da Uema, bem como de cursos da UFMA”, destacou o professor.

A simulação é uma prática e uma metodologia ativa muito importante e complexa, que permite o desenvolvimento de diversas habilidades, como oratória, capacidade de argumentação e trabalho em equipe. “É uma metodologia crucial, pois estamos a preparar nossos alunos para o futuro”, afirmou.

Esse é, portanto, um passo inovador da universidade na formação de recursos humanos de excelência. A SUEB Maranhão não só proporcionou um estudo aprofundado de temas relevantes e um entendimento prático do processo decisório em organismos internacionais, mas também desenvolveu habilidades de negociação e ampliou o conhecimento sobre a União Europeia entre os participantes. A experiência contribuiu para estreitar os laços entre a Uema e a União Europeia, oferecendo benefícios tangíveis para ambas as partes e promovendo uma ampla divulgação do evento.

Por: Karla Almeida