Uema realiza Colação de Grau da turma pioneira de Design de Interiores do ProfiTec
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 29 de julho de 2024
Na última sexta-feira (26), o Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, em Timon, foi palco da Cerimônia de Colação de Grau Especial dos formandos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica do Maranhão (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O evento marcou a conclusão da turma pioneira de um dos primeiros cursos ofertados pelo ProfiTec desde sua criação.
A cerimônia contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos dos 15 formandos. Para o diretor do Campus Timon, Vladimir Bezerra, a noite foi de celebração pelos desafios superados e pela concretização de sonhos. “Estamos em um momento de festa, celebrando os 20 anos do campus da Uema em Timon e a realização do sonho para muitos presentes nesta solenidade. É fundamental sonhar e trabalhar arduamente para transformar sonhos em realidade, pois isso nos conduz à verdadeira felicidade. Hoje, vocês estão se formando! Após, no mínimo, dois anos e meio de intensa dedicação, e só Deus e vocês sabem os desafios enfrentados para concluir essa tão sonhada graduação. E o grande dia chegou!”, discursou o diretor.
O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, falou aos concludentes sobre a transformação social que a educação é capaz de proporcionar, citando sua própria trajetória de vida. “Eu fui o primeiro da minha família a se formar. E posso dizer que realmente a educação transforma. O que vocês estão vivendo é apenas o começo de muitos desafios que ainda virão, mas que trarão muitas alegrias, superação e mudanças. Esta é a primeira turma; ainda teremos mais cinco turmas que irão colar grau este ano, e eu estou feliz com isso tudo. Fiz questão de estar aqui para presenciar esse momento. Espero que onde quer que vocês vão, lembrem-se desta palavra-chave que uso muito: persistência! Se têm um sonho, corram atrás, pois é possível, sim! A fama do brasileiro é essa, de insistir até conseguir. Agradeço a vocês por toda a persistência. Nada do que eu disser poderá expressar a grandeza do que vocês realizaram; só posso dizer muito obrigado por acreditarem no ProfiTec e na Uema!”, disse.
Já a coordenadora do curso de Design de Interiores, Ingrid Braga, aproveitou para destacar o comprometimento da turma e da equipe ao longo da trajetória acadêmica. “Sempre prezamos pela excelência do curso. Todos vocês terão sucesso, pois são exemplares. Toda essa experiência e vontade de realizar algo bem feito resultaram em trabalhos lindos. Agradeço à coordenação geral por ter me dado a oportunidade de estar à frente do curso e poder coordenar da forma mais proveitosa e proporcionar um aprendizado de qualidade aos nossos estudantes. A todos vocês formandos, meus parabéns e sejam felizes na profissão que escolheram”, pontuou.
A concludente Iara Morgana, escolhida como oradora oficial, expressou o sentimento da turma, falando da coragem para superar todos os obstáculos na conquista do diploma universitário. “Eu tenho certeza de que foi a coragem que brotou no coração de cada um que decidiu iniciar uma jornada no ProfiTec. Alguns viram a oportunidade de uma transição de carreira, outros queriam complementar sua primeira formação. Independente do que nos trouxe ao curso, todos fomos corajosos e determinados para chegar até aqui. A caminhada foi difícil, com muitas renúncias, momentos que deixamos de passar com nossas famílias aos finais de semana durante os dois anos e meio. Mas posso dizer que foi um prazer caminhar até aqui com todos vocês”, ressaltou.
Além do diretor Vladimir Bezerra, do coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, e da coordenadora do curso Ingrid Braga, também estavam na mesa de honra da solenidade a coordenadora de polo do ProfiTec, Andressa Leão, e a ex-diretora do Campus Timon, Edite Sotero.
Os formandos prestaram homenagem às professoras Ingrid Braga e Nairama Barriga, escolhendo-as como nome de turma e paraninfa da turma, respectivamente.
Por Débora Souza