Solenidade de certificação na Uema de Presidente Dutra celebra educação para o envelhecimento

Por em 26 de julho de 2024

Na noite do dia 25 de julho, às 19h, o campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Presidente Dutra foi palco de uma significativa solenidade de entrega de grau. A cerimônia marcou a certificação dos alunos do curso de Educação para o Envelhecimento, pertencente ao Programa de Extensão “Universidade Aberta Intergeracional – UNABI”. Este evento, realizado na quinta-feira (25), foi especialmente aguardado pelas formandas deste ano.

O diretor do campus, Professor Douglas de Sousa, e a coordenadora do curso na cidade, Rosilana Lima, conduziram a cerimônia. A turma de Presidente Dutra da UNABI teve a particularidade de ser composta por 21 mulheres formandas, todas elas destacadas por suas histórias de superação pessoal para alcançar essa conquista. Durante a cerimônia, o diretor de campus, Professor Douglas de Sousa, expressou sua alegria e orgulho: “Como diretor da Universidade Estadual do Maranhão, campus de Presidente Dutra, sinto-me imensamente feliz em ver nossa Universidade como um espaço público democrático, acessível e plural. Um lugar onde podemos construir vínculos e relações de afeto, como no caso desta turma da UNABI 2024, que deixará muitas saudades.”

A noite foi marcada por momentos de festa e celebração, refletindo a importância e o impacto do programa UNABI na vida das formandas. A cerimônia não só destacou as conquistas acadêmicas, mas também celebrou a força e a resiliência das mulheres que, enfrentando inúmeros desafios pessoais, alcançaram esta significativa etapa em suas vidas.

Um legado de afeto e conquista

O Programa de Extensão ‘Universidade Aberta Intergeracional – UNABI’ da Uema tem se consolidado como uma iniciativa essencial para a inclusão e valorização da educação ao longo da vida, especialmente para o público idoso. A formatura da turma de 2024 em Presidente Dutra–MA simboliza mais do que um mero certificado; é o reconhecimento do esforço, dedicação e capacidade de superação dessas mulheres que, apesar das adversidades, mostraram-se determinadas a continuar aprendendo e crescendo.

Esta celebração, portanto, reforça o compromisso da Uema com a educação inclusiva e a promoção de um ambiente de aprendizado acolhedor e transformador para todos os seus alunos.