Alunos de Ciências Sociais do Campus Caxias encerram Estágio Supervisionado em Gestão Escolar

Por em 26 de julho de 2024

Na manhã da última terça-feira, 23 de julho, ocorreu o encerramento do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar com acadêmicos e acadêmicas do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias. A socialização aconteceu no Memorial da Balaiada, situado próximo ao Campus.

A professora Mercilene Barbosa Torres, Diretora do Memorial, fez a abertura: “Estou emocionada, pois, além de recebê-los, é o primeiro grupo para quem apresento um cordel sobre três lendas caxienses. Sou historiadora, formada na Uema, cheguei na cidade de Parnarama (MA) com 6 anos e fui incentivada a estudar por meu pai, que não sabia ler. Hoje realizo um sonho”, destacou.

O Estágio Supervisionado em Gestão foi realizado nos espaços escolares: Centro de Ensino Gonçalves Dias; Centro Educa Mais Aluísio Azevedo; SESI (Serviço Social da Indústria). Os espaços não escolares foram: Delegacia da Mulher de Caxias; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal da Mulher e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias. O objetivo é que acadêmicos e acadêmicas possam vivenciar práticas cotidianas exitosas de gestão nos diversos espaços escolhidos, alicerçando sua formação profissional.

Em seguida os acadêmicos e acadêmicas fizeram narrativas sobre as experiências vivenciadas no Estágio em espaços escolares e não escolares.

Adriano Medeiros iniciou, “nosso estágio foi no CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial), percebemos que precisamos respeitar as diferenças. A enfermeira que nos acompanhou disse que existe uma dinâmica rotineira em que a criança é recebida, acolhida, passa pela triagem e as necessidades são entendidas. O paciente é acompanhado e são feitas todas as marcações. Os profissionais (nutricionista, pedagogo, psicólogo, etc) são acolhedores. O termo que define o CAPS é escuta ativa”, relatou.

A professora Gleiciane Brandão disse: “Este é um momento diferente que vocês vivenciaram o estágio em locais que não são tão vistos. Imaginem o impacto que vocês podem ocasionar quando estiverem inseridos neles. Estar nestas instituições foi uma troca, um momento de socialização. Educar é um ato político e a voz de vocês é política”.

A assistente social do CAPS Infantil, Cecília Helena Ferro dos Santos, estava presente: “Agradeço a vocês da Uema, aos estagiários por terem participado. Foi bom recebê-los”.

O outro estagiário Fabrício enfatizou, “fomos ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) que é um local que possibilita a gestão na vivência, pode-se observar a estrutura e funcionamento dos equipamentos sociais. Recebi pessoas em situação de vulnerabilidade social (crianças, adultos)”, explicou.

Outro local de estágio foi o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que trata do abandono de idosos, abuso infantil, situação de risco social e direitos violados. De acordo com Geilda: “O trabalho com idosos me deixou impactada, são alegres e muito receptivos”.

O CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), vinculado à Secretaria da Mulher, também foi ponto de estágio, os alunos participaram de uma palestra em uma escola que foi muito oportuna a experiência. Outros momentos de gestão foram vivenciados pela equipe, que esteve presente na Delegacia da Mulher. Foram realizadas palestras, tanto nas escolas quanto em outros espaços. Nos relatos, os acadêmicos falam dos desafios vividos pois, nas rodas de conversas com as crianças, essas interagiram e algumas citaram casos na família. Também participaram de audiências com mulheres, um momento que pede um psicológico muito forte. A equipe disse que uma coisa é você saber o que acontece, outra é testemunhar um relato de quem sofreu. Difícil não se emocionar.

Rayfram também estagiou e falou sobre a experiência no espaço escolar: “Estagiamos na escola Gonçalves Dias, nos defrontamos com alguns percalços enfrentados pela administração e demos sugestões. Os alunos se sentem bem porque lá os profissionais prestam bom atendimento. O professor trabalha alinhado com a direção. Claro que existe a hierarquia mas, na construção do cotidiano isso não pode dominar, há colaboração. Fomos bem recebidos”, explanou.

Os relatos de quem estagiou no Centro Educa Mais Aluísio Azevedo e SESI foram muito significativos para os acadêmicos e acadêmicas em fase de formação.

“Nossa gratidão em colaborar com a formação dos acadêmicos. Não vejo outro caminho para o sucesso que não seja o do estudo, do conhecimento. Em todos os espaços digo que alçamos voos mais altos assim, essas parcerias são extremamente importantes. Muito bom receber homens da Academia também para mostrar que as diretrizes que defendem as mulheres devem ser compartilhadas. Estamos de portas abertas e queremos receber a devolutiva desses estagiários”, agradeceu.

A Profa. Dra. Elizete Santos, professora do Curso de Ciências Sociais, se manifestou: “As parcerias que fizemos neste semestre para a realização do Estágio de Gestão foram muito importantes, além dos espaços escolares foram incluídos também os espaços não escolares para a atuação, análise e contribuição dos (as) cientistas sociais em formação do Campus Caxias“, finalizou.

Por: Emanuel Pereira/ Campus Caxias