Uema recebe comissão do Projeto PAGES para fortalecer parceria em gestão sustentável

Por em 25 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na tarde desta quarta-feira (24), a comissão representativa do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES). Desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), o PAGES é fruto de uma parceria entre o governo estadual e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O PAGES beneficiará cerca de 80 mil habitantes da área rural do Maranhão, sendo 50% mulheres, 25% jovens e 15% integrantes de comunidades indígenas e tradicionais, como quilombolas e quebradeiras de coco babaçu. A área de atuação do projeto abrange as regiões Amazônica, Gurupi e Pindaré, além das terras indígenas de Arariboia. Uma das metas é a redução das emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 6 milhões de toneladas de CO₂ equivalente.

O engenheiro florestal e coordenador de fortalecimento institucional do Projeto PAGES, André Brenner, destacou a importância do encontro com a Uema para o estreitamento de relações e troca de conhecimentos. “Nosso projeto tem diversas linhas de atuação no meio rural da Amazônia Maranhense, desde atividades agropecuárias até ações de restauração florestal, associativismo e cooperativismo. Conseguimos um intercâmbio muito interessante de informações com professores de diferentes áreas da instituição, que se colocaram à disposição para contribuir com o planejamento das ações e alinhamento técnico do projeto. Saímos satisfeitos, pois avançamos em diversas linhas onde identificamos sinergia entre as ações previstas no projeto e as pesquisas e atividades desenvolvidas pelos professores e núcleos de pesquisa da universidade”, afirmou Brenner.

A engenheira agrônoma e gestora de campo do Projeto PAGES, Dra. Mariana Nóbrega, ressaltou a necessidade de incluir a universidade no desenvolvimento sustentável. “O objetivo da nossa reunião com a Uema foi identificar as sinergias entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e o PAGES. É fundamental pensarmos em ações de cooperação técnica de forma conjunta, traçando um plano de trabalho e estratégias que impactem diretamente a vida dos beneficiários do projeto”, destacou Nóbrega.

O vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, também se manifestou sobre a parceria. “A Uema está sempre aberta a colaborar com projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades maranhenses. A parceria com o PAGES reforça nosso compromisso com a pesquisa, o ensino e a extensão voltados para a sustentabilidade e o bem-estar social”, declarou Catunda.

O encontro marcou um passo importante para o alinhamento das ações do projeto com as atividades acadêmicas da Uema, visando o desenvolvimento sustentável do Maranhão.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Rafael Carvalho