Campus Codó promove café literário sobre a filosofia socrática

Por em 24 de julho de 2024

O Campus Codó da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu no dia 16 de julho, o Café Filosófico com o tema “Sócrates e os caminhos do conhecimento: um encontro filosófico”

Organizado por alunos do 1º período da disciplina de Filosofia do curso de Ciências Contábeis, o Café teve como objetivo criar um espaço para diálogo e reflexão sobre os ensinamentos e o legado filosófico de Sócrates.

A professora Antonia Cardoso, responsável pela disciplina de Filosofia, destacou a relevância do momento e do aprendizado adquirido pelos alunos. Ela enfatizou que a realização dessa atividade foi fundamental para enriquecer os conhecimentos dos futuros profissionais, levando-os a refletir sobre suas próprias ações. Destacou ainda que o encontro filosófico visou fomentar discussões e reflexões entre os participantes, incentivando-os a explorar de maneira mais profunda questões essenciais relacionadas ao conhecimento, à ética e à existência humana.

Professora Antonia Cardoso

Lucas Bastos da Silva, aluno da disciplina, participou do encontro e compartilhou sua experiência: “Participar deste Café Filosófico sobre Sócrates foi uma experiência enriquecedora para mim. Através das discussões e reflexões conduzidas pela professora e meus colegas, pude perceber a importância do questionamento constante, do diálogo aberto e da busca pela verdade. A filosofia socrática me ensinou que o verdadeiro conhecimento reside na consciência de nossa própria ignorância e na disposição contínua de aprender e evoluir. Esta experiência me incentivou a adotar uma postura mais crítica, a questionar minhas próprias crenças e a valorizar o processo de aprendizagem contínua. Saio deste encontro com uma nova perspectiva sobre o conhecimento e com a compreensão da relevância do pensamento filosófico em nossa vida cotidiana”, disse Lucas.

Desta forma, o evento não apenas estabeleceu conexões entre a sabedoria antiga e as questões contemporâneas relacionadas ao conhecimento, à verdade e à busca pela sabedoria, mas também promoveu um ambiente de aprendizado e reflexão para os participantes.

Por: Karolynne Sodré