Egressa da Uema apresenta dissertação de Mestrado na USP

Por em 22 de julho de 2024

Na última quinta-feira (18), Mariana Braga Araújo Rodrigues, egressa do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), defendeu sua dissertação no Mestrado Profissional da Universidade de São Paulo (USP). Com o tema “Guia de incorporação do BIM em Editais e Contratos Públicos”, esta dedicação na aplicação da metodologia BIM (Building Information Modeling) no setor público, veio em continuidade aos estudos iniciados ainda no período da graduação na Uema, onde a aluna apresentou como trabalho de conclusão de curso o tema: “Aplicação de ferramentas para o processo de orçamentação em tecnologia BIM”.
A banca avaliadora contou com a presença do Prof. Dr. Érico Peixoto, docente da Uema, que trouxe um olhar crítico e especializado para a discussão. A dissertação de Mariana não apenas explorou as vantagens do BIM na gestão de obras públicas, mas também propôs um guia prático para a implementação dessa tecnologia inovadora em processos licitatórios e contratuais.

O tema é bem relevante por estar associado a estratégia BIMBR, que tem o objetivo de disseminação do BIM a nível nacional. O BIM, Modelagem da Informação da Construção é uma metodologia que integra políticas, processos e tecnologias que interagem possibilitando o gerenciamento de informações das fases do ciclo de vida de um empreendimento, seja ele edificações ou de obras de infraestrutura (rodovias, ferrovias, pontes).

O professor João Aureliano, do Departamento de Engenharia Civil, felicitou a conquista da sua ex-aluna: “Estou muito feliz pela Mariana Rodrigues, Engenheira Civil formada na Uema, sempre exemplar, uma aluna proativa, e que agora é oficialmente Mestra. Lembro-me de sua participação nos trabalhos de extensão e pesquisa, e destaco também sua relevância na coordenação da celebração dos 50 anos do curso de Engenharia Civil em 2017, quando foi homenageada com a Medalha Haroldo Tavares. Este é um momento de alegria, fico orgulhoso pela Mariana e por seu sucesso no mestrado. Tive a honra de ser seu professor, chefe de estágio e amigo”.

Esta jornada, marcada pelo compromisso com a inovação e pela aplicação prática do BIM, reflete não apenas o desenvolvimento pessoal e profissional de Mariana, mas também o comprometimento da Uema em formar profissionais de destaque.

Por: Caio Marcos