Desafio ‘Plantando Ideias’ transforma espaços ociosos em jardim sustentável na Uema Campus Timon

Por em 19 de julho de 2024

Professoras do curso de letras Silvana Pantoja e Leonildes Facundes, o coordenador do projeto Prof. Dr. Romel Pinheiro, professora do curso de pedagogia Dra. Magda Dias, o diretor do campus Prof. Me. Vladimir de Oliveira, a senhora Silvanira e a professora do curso de Ciências Contábeis Dra. Ana Gláucia.

Ocorreu ontem, dia 17/07, na Uema Campus Timon, a entrega do jardim Plantando Ideias, um projeto de extensão que mobilizou a comunidade acadêmica para arrecadar recursos para a construção de um jardim no campus. O Desafio Plantando Ideias é uma competição acadêmica que faz parte do projeto Competições Acadêmicas da Sustentabilidade, desenvolvido pelo Labmarketing da Uema Timon. Surgiu com o objetivo de dar uso adequado a espaços ociosos e subutilizados no campus. O projeto conta com recursos do Edital Sustentabilidade da Uema e com a colaboração de bolsistas PIBEX e Bolsa Cultura da Uema.

O projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Romel Pinheiro (Administração), com a orientação da Sra. Silvanira, zeladora do campus, e contou com a importante colaboração dos professores Stanley Braz (Pedagogia), Leonildes Facundes (Letras) e Ana Gláucia Agostinho (Ciências Contábeis). Além disso, duas alunas bolsistas, Camila Moura e Vithoria Bispo, ajudaram na execução do projeto.

O projeto mobilizou diretamente cerca de 100 alunos e professores das quatro turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia. As turmas conseguiram arrecadar o valor de R$ 3.151,00 em dinheiro, plantas e jarros. Como resultado, a equipe campeã do desafio foi a turma de Administração do 4° período noturno.

Equipe campeã do desafio

“É com grande satisfação que recebemos este jardim, fruto de um trabalho coletivo de alunos, professores e a Dona Silvanira, que construíram esse lindo jardim para o nosso campus”, comentou o professor Vladimir Oliveira, diretor do campus da Uema Timon, durante a cerimônia de entrega.

Com o intuito de sensibilizar a comunidade universitária para a temática da sustentabilidade e das artes visuais, como o paisagismo em jardins, o projeto gerou o engajamento de múltiplas áreas de estudo, proporcionando uma diversidade de habilidades. Isso enriqueceu o desenvolvimento das tarefas propostas e promoveu uma participação ativa e colaborativa de toda a comunidade acadêmica. É a Uema seguindo forte no seu compromisso com a comunidade universitária de Timon.

Por: Camila Moura/Uema Campus Timon

Fotos: Mickaelly Stefanny/Uema Campus Timon