Alunos de Letras do Programa Ensinar discutem o latim e ensino de línguas latinas durante seminário

Por em 16 de julho de 2024

Os alunos do 1º período do Curso de Letras do Polo Nova Olinda do Maranhão do Programa Ensinar/Uema realizaram o “I Seminário de Latim e Ensino de Línguas Latinas: heranças e práticas de uma língua que não morreu”, no dia 13 de julho. O momento fez parte da disciplina Morfossintaxe da Língua Latina, ministrada pelo Prof. Me. Marcelo de Jesus de Oliveira.

O objetivo foi propor reflexões teórico-críticas referentes à língua latina no passado, no futuro e no presente, sobretudo no que confere às práticas de ensino-aprendizagem da gramática das línguas latina e neolatinas.

O seminário propôs a apresentação de palestras palestras e salas temáticas que possibilitaram a imersão no universo do mundo latino, ensejando entender, sobretudo, a relação do latim e sua herança histórica para línguas de origem latinas no tempo presente.

Na ocasião, os acadêmicos, como parte da programação do evento, apresentaram salas temáticas ao público, sendo elas: o latim e a civilização romana; a evolução do latim; e a morte do latim.

“Eventos como este são importantes não somente por sua capacidade de expansão cognitiva de todos que com eles se envolvem, mas, sobretudo, pela possibilidade de aproximação entre os saberes produzidos na academia com o público externo a ela. Durante o evento recebemos a visita de professores do município, acadêmicos de outros cursos e moradores de bairros circunvizinhos… e daí a certeza de que atingimos o que nos propomos. Além disso, para os estudantes este seminário representa não somente o encerramento de mais um crédito teórico, mas, sim, a oportunidade de retorno e de construção de conhecimento coletiva referente ao latim e suas implicações na gramática e no funcionamento da língua portuguesa”, disse o professor Marcelo.

Para o aluno Demétrio Rocha, o Seminário foi de suma importância para a turma de Letras e ao mesmo tempo desafiador. “Meu grupo ficou responsável por falar sobre a Morte do Latim, uma temática que aborda as influências dessa Língua para os idiomas Neolatinos. Foi bem enriquecedor para todos nós futuros Professores de Linguagens toda essa abordagem que o professor nos oportunizou de ir além do aprendizado de sala e criar esse senso de pesquisa, que é de grande valia para toda prática docente. Enfim, quero primeiramente agradecer a Deus pela força que nos concedeu nesta etapa de aprendizagem e ao nosso professor Marcelo pelas suas ricas contribuições em nosso aprendizado”, destacou ele.

A acadêmica Adriana dos Santos frisou o seguinte: “aprendi sobre a importância do Latim como língua originária da Língua Portuguesa e permitiu conhecer melhor a nossa língua, para que possamos interagir com outros indivíduos, pois dominar a nossa língua é fundamental para execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento na nossa carreira profissional”.

Por: Paula Lima