Conheça o Laboratório de Aquisição e Processamento de Sinais da Uema

Por em 17 de julho de 2024

O Laboratório de Aquisição e Processamento de Sinais (LAPS) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial e Processamento de Sinais (GPIAPS/CAPES) e está localizado no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), no Campus Paulo VI.

O LAPS, criado em 2018, tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Maranhão através da união de ferramentas matemáticas, eletrônicas e computacionais. Para tanto, desenvolve pesquisas em rede de sensores sem fio e aprendizado de máquinas como focos de investigação. Além disso, cria formas de aquisição de sinais, captados através de internet, sensores, entre outros dispositivos.

Segundo o idealizador e coordenador do LAPS, Prof. Ewaldo Santana é através do laboratório que são desenvolvidas as ideias, unindo mentes com diferentes expertises, mas todas voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico.

“No LAPS, nós atuamos de forma a formar cientistas maranhenses voltados para o desenvolvimento científico e inovativo, para isso, além dos conhecimentos específicos, cobramos dos nossos alunos o aprendizado de línguas estrangeiras bem como o inserimos em um ambiente de internacionalização. Já tivemos três alunos com estágios na França e agora em 2024, dois dos nossos alunos estão indo pro Canadá e Portugal”, disse o professor.

Professor Ewaldo Santana

Formado por uma equipe de 41 pessoas divididas entre professores da Uema, pesquisadores brasileiros e estrangeiros e alunos de doutorado, mestrado e Iniciação Científica, o laboratório é estruturado e dividido em duas salas onde funcionam diversos projetos e pesquisas. Nestas salas ficam os principais instrumentos de produção da pesquisa, sendo o principal deles os computadores, mas também, existem outros equipamentos especializados da parte eletrônica, como impressora 3D; fresadora, que fabrica placas de circuito impresso; osciloscópios, que servem para medir e visualizar sinais elétricos variáveis; geradores de funções para  produzir sinais elétricos com formas de onda específicas; fontes de tensão que fornecem tensão elétrica constante ou ajustável para circuitos, diversos componentes eletrônicos etc.

As linhas de pesquisa do LAPS incluem Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), subdividida em eletrônica, sistemas de alimentação, protocolos de comunicação e topologias de redes; e a Rede de Inteligência Artificial, que abrange aprendizado de máquina, processamento de imagem, processamento estatístico de sinal e codificação da informação biológica.

Conheça os projetos e parcerias do LAPS

O LAPS realiza pesquisas que envolvem tanto a criação científica quanto sua aplicação, através de uma diversidade de projetos e colaborações, que contribuem para a ampliação da produção científica da Uema.

Os resultados da pesquisa do LAPS têm sido publicados em livros, revistas e apresentados em congressos. Conheça mais sobre as pesquisas do laboratório acessando o link lattes.cnpq.br.

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Rafael Carvalho