EaD Uema e o potencial transformador para o desenvolvimento da Educação maranhense

Por em 16 de julho de 2024

Ampliar o olhar sobre as diversidades culturais, paisagísticas e econômicas maranhenses foi uma das recompensas que recebi atuando como professora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e agora também como coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet).

Como Instituição de Ensino Superior, a Uema ultrapassa a abrangência de seus 20 campi, que alcançam 81 municípios, distribuídos por todo o Maranhão, através de projetos especiais e da Educação a Distância (EaD). Nesta modalidade de ensino, estamos presentes em 77 municípios, com oferta de cursos de graduação, pós-graduação e/ou formação inicial e continuada. Dessa forma, atuar na Uema nos aproxima do Maranhão e dos maranhenses, nos permitindo fomentar uma educação de qualidade mais acessível e adequada a cada região.
Outra grata recompensa é ouvir, nos mais diferentes ambientes e territórios, os relatos positivos daqueles que concluíram suas formações através da EaD da Uema.
“Cursos do Uemanet? Já fiz e indico!”, é uma fala frequente nos municípios onde os Polos da Uema estão presentes e, também, nas regiões circunvizinhas.

Esse alcance e reconhecimento são frutos de 25 anos de trajetória da Educação a Distância feita pela nossa Universidade. O primeiro curso EaD foi para a formação de professores leigos, o Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Aos poucos, mas de forma constante, os cursos e níveis de atuação foram sendo ampliados, chegando ao portfólio atual, que conta com 14 graduações, 18 pós-graduações lato sensu, 18 cursos técnicos e 12 cursos de formação inicial e continuada.
Ao longo destas duas décadas e meia, já formamos mais de 20 mil alunos. Para além da formação tradicional, temos também a “Eskada”, a primeira plataforma de cursos abertos a ser crada na região nordeste do Brasil. Já alcançamos mais de 1 milhão de estudantes inscritos em mais de 100 países.

Contar essa história é também mostrar como a Universidade é capaz de acompanhar o desenvolvimento das tecnologias de informação. Os primeiros cursos foram ofertados por meio de fascículos impressos, enviados aos estudantes pelos correios. A partir de 2005, seguiram-se os cursos por vídeo-aulas e teleconferências por satélite. Com o advento da internet, avançamos para a educação online. Hoje a equipe do Uemanet é referência em “Educação Digital” no Brasil, desenvolvendo projetos e produtos para atender iniciativas nacionais, como cursos de formação em rede entre Universidades de vários estados.
Olhar para a nossa própria história e ouvir os relatos de nossos egressos quanto à importância da EaD e do trabalho da Uema no processo de formação educacional, nos dá tranquilidade e motivação para continuar avançando, especialmente no cenário nacional atual, em que muitas discussões e mudanças são propostas buscando a qualidade da Educação a Distância.
Trabalho, realizações e novas oportunidades, felizmente não tem faltado.
Em 2024, três novos cursos de graduação e seis novas especializações foram criados, e outros já estão em preparação para 2025.

O objetivo é sempre buscar atender às demandas atuais do mercado de trabalho e às expectativas do nosso público.
Para as graduações, 28 municípios recebem ainda este ano, as turmas de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologias em Multimídia e Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na pós-graduação, oferecemos um total de duas mil vagas distribuídas entre os cursos de Distúrbios da Linguagem e Fala, Museologia, Sustentabilidade, Ciência da Religião, Ensino da História e Educação Infantil. E não paramos por aí. Nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), já iniciamos este ano, Gestão de Microempresas, Libras, Cozinheiro, Agente Comunitário de Saúde, Cuidados para Pessoas com Deficiência, Serviços Administrativos e Agente de Hospedagem e Recepção.

Neste processo de ampliação para o fortalecimento da educação maranhense, dos 77 municípios onde hoje atuamos, 27 recebem pela primeira vez um curso a distância do Uemanet. É a Uema chegando a mais maranhenses, democratizando o acesso à formação e contribuindo para a valorização dos municípios. Assim seguimos: confiantes na educação a distância comprometida com a qualidade socialmente referenciada!

Por:  Prof.ª Drª. Ligia Tchaicka – Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet.