Estudantes de Agrocomputação aprimoram conhecimentos em visita técnica a uma fazenda em Grajaú-MA

Por em 12 de julho de 2024

Os alunos do curso tecnólogo em Agrocomputação do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Grajaú, visitaram, no dia 6 de julho, a Fazenda Bacuri – Grupo Kolling, para uma aula de campo.

A visita técnica foi organizada pelo professor da disciplina de Introdução à Agropecuária, Joel Cabral, junto com Raimundo Sabóia, aluno do curso e gerente da fazenda Bacuri, com o objetivo de demonstrar na prática o conteúdo teórico ministrado para a turma.

Durante a visita, a turma foi orientada pelo professor Joel Cabral e por um dos proprietários da fazenda,  Moisés Kolling. Eles receberam explicações sobre as propriedades do solo, coleta, análise e manejo de solo para pastagem e para cultivo de grãos; criação de ovinos e bovinos, desde alimentação até manejo sanitário.

Um dos pontos altos da visita foi o aprendizado sobre o melhoramento genético do gado e a vacinação contra as principais doenças, aspectos fundamentais para a eficiência na produção agropecuária. Os alunos também tiveram a oportunidade de discutir os desafios enfrentados no campo e como essas experiências práticas podem inspirar o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para aprimorar as atividades agropecuárias.

O professor Joel Cabral enfatizou a importância dessas atividades de campo para a formação dos estudantes: “Essa visita proporcionou aos alunos o conhecimento prático das atividades nas fazendas e dos desafios enfrentados no campo. Isso é essencial para que eles possam desenvolver soluções digitais que melhorem essas práticas”, explicou.

Por Débora Souza