Professores da Uema recebem a Medalha Graça Aranha da Academia Maranhense de Letras

Por em 12 de julho de 2024

A noite desta quinta-feira (11), foi marcada pela solenidade de entrega da Medalha Graça Aranha da Academia Maranhense de Letras (AML), honraria que entre várias personalidades, foi concedida aos docentes do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. Os professores, José Henrique de Paula Borralho, Venuzia Maria Gonçalves Belo, Fabíola de Jesus Soares Santana, Camila Maria Silva Nascimento e Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues (Diretora do Curso de Letras), foram homenageados pelos relevantes serviços prestados ao ensino da Literatura.

“Resolvemos fazer essa comemoração para condecorar as personalidades e as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a elevação das letras maranhenses. A Academia tem um papel relevante nesse sentido e queremos torná-la mais conhecida”. Afirmou o presidente da AML, Lorival Serejo.

“Para nós professores, é uma honra receber uma homenagem da Academia Maranhense de Letras. Estou muito feliz, pois é sinal de que a Academia, que valoriza a cultura, a literatura, a arte e a história maranhense, toma essa iniciativa de sair do seu recanto de imortais e ir em busca de “mortais”, como a gente, que trabalha em sala de aula todos os dias. Foram 30 anos de magistério, vários cursos de extensão e pesquisa na Uema, e aqui estou, me sentindo agraciada”. Destacou a prof.ª Camila Maria Silva Nascimento.

A solenidade de entrega da Medalha Graça Aranha da Academia Maranhense de Letras foi um tributo não apenas aos docentes do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, mas também a todos aqueles que dedicam suas vidas ao enriquecimento cultural e literário do estado. Esta iniciativa não apenas reconhece, mas celebra aqueles que contribuem para a relevância das letras maranhenses, fortalecendo o papel essencial da Academia na promoção e preservação da cultura local.

Por: Caio Marcos