Solenidade celebra contribuições do Professor Dr. Manoel de Oliveira Dantas

Por em 12 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde desta quinta-feira (11), a solenidade de entrega do certificado referente ao título de Professor Emérito 2021 ao Prof. Dr. Manoel de Oliveira Dantas. Por decisão do Conselho Universitário, o professor Manoel de Oliveira Dantas foi contemplado no ano de 2021 com o título de Professor Emérito, como forma de reconhecimento do seu trabalho e de sua dedicação em prol do fortalecimento e consolidação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O título de Professor Emérito é uma distinção honorífica concedida a docentes aposentados desta universidade que tenham se destacado por suas ações relevantes e dedicação integral nas áreas de ensino, pesquisa ou extensão ao longo de suas carreiras. A concessão deste título é formalizada mediante uma proposta do Conselho da Unidade Acadêmica, que deve ser acompanhada de uma exposição detalhada dos motivos justificando a honraria e um memorial que documente minuciosamente as contribuições significativas e o impacto duradouro do professor em suas respectivas áreas de atuação.

O médico veterinário, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em convênio com a Universidade de Hannover (Alemanha), doutorado em Fisiologia Médica e pós-doutorado em Fisiologia do Esforço, ambos pela Universidade de Córdoba (Espanha).

Dentre diversas pesquisas de grande impacto social, durante seu discurso, o doutor enfatizou o “Projeto Cavalo de Carroça Sadio em Imperatriz”. Nesse estudo, o pesquisador buscou descobrir a condição física dos animais para o trabalho desenvolvido, por meio de exames de eletrocardiograma, parasitológico de fezes, escore de condição corpórea, função hepática, função renal e metabolismo proteico.

Naquele período, Manoel explica que atendia, em média, 20 animais por semana, todos passavam por análises e, em seguida, eram medicados. O projeto rendeu os prêmios Jovem Cientista e Inovação Tecnológica do Estado do Maranhão, por meio de uma prótese de borracha colocada no casco dos animais. Rendeu, ainda, um artigo científico publicado pela Revista Brasileira de Medicina, com expansão internacional, em fevereiro de 2011.

O professor também destacou uma importante conquista para a universidade durante sua atuação na instituição: a criação da patente da *pasta medicinal antibiótica para tratamento de lesões microbianas no casco de animais*, chamada de CascoDantas™, e do *processo de preparo de pasta medicinal protetora de lesões no casco de animais ungulados*, criada e patenteada pelo professor em nome da Uema.

“Este momento não é apenas uma celebração de uma carreira brilhante e exemplar, mas também um testemunho do impacto duradouro e transformador que o Professor Manoel teve em nossa comunidade acadêmica. Ao longo de sua trajetória, o Professor Manoel de Oliveira Dantas dedicou-se com paixão e compromisso inabalável ao ensino, à pesquisa e à extensão. Ele não apenas transmitiu conhecimento, mas inspirou gerações de estudantes a buscar a excelência, a cultivar a curiosidade e a contribuir de maneira significativa para a sociedade. Seus ensinamentos ultrapassaram as fronteiras das salas de aula, influenciando a vida e a carreira de muitos, que hoje seguem seus passos com gratidão e admiração”, enfatizou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho