Acadêmicos de Gestão Ambiental realizam aula de campo no Parque Natural de Colinas-MA

Por em 11 de julho de 2024

No dia 9 de julho de 2024, os estudantes do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UEMA Campus Colinas participaram de uma enriquecedora aula de campo no Parque Natural de Colinas–MA. Sob a coordenação da Direção do Curso e dos professores Dr. Luis Felipe de Aquino Sousa e Me. Bruno Araújo Corrêa, a atividade teve como objetivo explorar e discutir questões cruciais para a preservação deste importante espaço natural.

O Parque Natural de Colinas, criado com o propósito de conservar remanescentes florestais e a nascente existente em seu interior, foi o cenário ideal para a aplicação prática das disciplinas de Recuperação de Áreas Degradadas, Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia. Durante a visita, os alunos puderam entender a urgência de elaborar um plano de manejo integrado, envolvendo a sociedade local, para garantir a preservação ambiental a longo prazo.

Entre as principais demandas discutidas estão a necessidade de projetos para contenção de erosão, crucial para a proteção da nascente, e o incentivo ao plantio de espécies nativas. Segundo o Engenheiro Florestal Prof. Bruno Araujo Corrêa, é fundamental diversificar as espécies plantadas, priorizando árvores frutíferas que atraem aves locais, essenciais para dispersão de sementes e restauração do ecossistema.

O Engenheiro Agrônomo Prof. Luis Felipe de Aquino Sousa destacou a importância de plantas fixadoras de nitrogênio para aumentar a fertilidade do solo e garantir maior taxa de sobrevivência das mudas. Além das práticas de restauração, enfatizou-se a necessidade de conscientização ambiental entre os moradores próximos ao parque, visando evitar conflitos e ocupações irregulares.

O potencial turístico do parque também foi discutido, com a proposta de criação de uma trilha ecológica acessível à comunidade local e como recurso educacional para escolas, instituições e universidades da região. Essa iniciativa visa não apenas conservar, mas também educar e engajar a população na proteção deste patrimônio natural.

A aula de campo não apenas proporcionou uma experiência prática valiosa aos estudantes, mas também reforçou a importância do engajamento acadêmico na recuperação e preservação do Parque Natural de Colinas, destacando seu papel crucial para o meio ambiente e para a comunidade colinense.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Uema Campus Colinas