‘Reitoria Itinerante’ da Uema discute ENADE e infraestrutura no Campus Caxias

Por em 11 de julho de 2024

Na manhã de terça-feira, 9 de julho, no Auditório Leôncio Magno do Campus Caxias, o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, professor Cláudio Aguiar de Castro, abordou o tema ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Sua palestra fez parte da programação da Reitoria Itinerante.

“O ENADE mudou suas características agora. Ele vai avaliar sensivelmente os cursos de formação de professores. Neste ano, teremos somente a prova do ENADE para as Licenciaturas. As outras carreiras começarão a ser novamente avaliadas no próximo ano. Durante os próximos quatro anos, as Licenciaturas serão avaliadas anualmente, não apenas com provas, mas também na formação do estágio e na preparação dos professores para o mercado,” explicou o professor Cláudio.

Ainda de acordo com ele, os outros cursos serão avaliados apenas com uma prova normal de múltipla escolha. “O governo está muito preocupado com a formação dos professores, pois eles formam todas as outras carreiras. Por isso, essa sucessão de provas do ENADE para as Licenciaturas. A responsabilidade da Uema é grande, pois temos 157 cursos de formação de professores e somos grandemente responsáveis pela formação dos professores do Estado. Estamos na luta para conseguir avançar,” afirmou.

À tarde, no mesmo auditório, a equipe da Proinfra (Pró-Reitoria de Infraestrutura) apresentou um panorama das ações de 2024 para o Campus Caxias.

O professor Luciano Façanha, Coordenador de Interiorização, destacou: “Viemos apresentar respostas para as demandas que nos foram enviadas sobre melhorias de infraestrutura, manutenção, reformas e ampliações. Em nome da professora Teresinha, nossa Pró-Reitora de Infraestrutura, viemos prestar contas à comunidade. Falamos sobre o trabalho que a Proinfra vem realizando em internet, instalações físicas, novos prédios e estruturas, incluindo o projeto do bloco G. Estamos tentando atender a todas as demandas da melhor forma possível. Amanhã mesmo está prevista uma melhoria na iluminação e a equipe da CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) virá para melhorar a internet.”

Ele acrescentou: “Queremos deixar claro para toda a comunidade acadêmica de Caxias que a Proinfra, em nome da nossa Pró-Reitora Teresinha Coelho, está sempre à disposição para buscar atender todas as demandas do Campus.”

O engenheiro civil Hildalberto Júnior, Chefe da Divisão de Projetos da Interiorização, também se manifestou: “Hoje apresentei aqui o bloco G, que traz uma arquitetura mais contemporânea para o Morro do Alecrim, atendendo a necessidade de ampliação dos ambientes acadêmicos, como salas de aula, laboratórios, além de salas para serviços operacionais e banheiros.”

Ele continuou: “Outro projeto mencionado foi a integração do prédio que está sendo construído para ser o novo Anexo Saúde com o prédio existente. Estamos propondo melhorias na vivência dessa integração, com um estacionamento que está sendo projetado, além de uma modernização da fachada para que os prédios estejam mais integrados.”

O Reitor da Uema, Professor Walter Canales, também se pronunciou: “Não é fácil o trabalho dessa Pró-Reitoria. Ele é constante e de manutenção. Estamos empenhados em construir um Restaurante Universitário no Campus Caxias. A dificuldade está em obter um terreno que não pode ser muito afastado do Campus. Temos que olhar o Campus Caxias no futuro. Teremos o bloco G e uma melhor acomodação.”

A Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, finalizou: “Antes, tínhamos poucos cursos e poucos laboratórios. O cenário atual é outro. Todo curso precisa de atividades práticas. Vamos tentando resolver para que os cursos não parem. Estamos até pensando em cursos novos e, para isso, precisamos de espaço. Um campus como o de Caxias exige de nós responsabilidade e um crescimento planejado.

Por: Emanuel Pereira

Fotos: Uema Campus Caxias