Turma de Gestão da Qualidade do ProfiTec visita Campus Paulo VI e o Porto do Itaqui

Por em 11 de julho de 2024

Na última terça-feira (9), os estudantes do curso tecnólogo em Gestão da Qualidade do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Itapecuru Mirim, participaram de uma visita técnica ao Campus Paulo VI, em São Luís, e ao Porto do Itaqui.

A visita iniciou no Campus Paulo VI, onde os alunos, acompanhados pela coordenadora do curso de Gestão da Qualidade, Thayanne Ferreira, puderam conhecer o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), incluindo os principais laboratórios.

No Porto do Itaqui, os estudantes foram recebidos pelo analista de inovação, João Muniz, e pelo analista de comunicação, Paulo Ricardo. Na ocasião, o analista Paulo Ricardo apresentou a empresa e abordou questões relacionadas à segurança no trabalho, recebimento e escoamento de produtos de várias partes do mundo. Ele também esclareceu dúvidas dos alunos sobre os procedimentos de gestão da qualidade aplicados pela empresa e da logística adotada nas operações portuárias.

Além disso, houve uma visita guiada às instalações do porto, conduzida por Paulo Ricardo, que explicou aos estudantes os destaques de cada ponto visitado. A visita incluiu a área de carregamento e descarregamento dos navios, proporcionando uma visão prática das operações portuárias.

Para a estudante Lindalva de Jesus Sousa, a experiência foi bastante enriquecedora.

“Fiquei encantada com a estrutura do Porto do Itaqui, uma estrutura moderna, sistematizada, com terminais especializados, armazéns e o sistema de logística todo integrado, que garante a eficiência das operações. Essa experiência me possibilitou adquirir mais conhecimentos na prática. Pude observar de perto as operações e os processos do Porto do Itaqui, consolidando o aprendizado que tive em sala de aula durante a disciplina de Logística, que é ministrada pela professora Thayanne”, comentou a aluna.

Por Débora Souza