Professor da Uema participa de Conferência Internacional em Paris sobre Educação e Ensino à Distância

Por em 9 de julho de 2024

O professor Welberth Santos Ferreira, do departamento de Física da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), destacou-se recentemente ao participar da 8ª Conferência Internacional sobre Educação e Ensino à Distância (8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND DISTANCE LEARNING), realizada em Paris, França, entre os dias 4 e 6 de julho de 2024. O evento é um dos principais encontros sobre tecnologias educacionais da União Europeia.

Docente do Programa Doutoral em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino (Renoen) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), além de bolsista de produtividade da Uema, o professor Welberth apresentou o trabalho intitulado “Augmented Reality in Biophysics 5.0 Through Assemblr Studio”. A apresentação oral contou com a participação remota de alunos e a co-autoria de Rafaella Souza, orientanda de doutoramento do Renoen, e colaboração da Dra. Suelen Ferreira, docente do CESPI.

Segundo o professor Welberth, o objetivo da apresentação foi mostrar como a utilização da realidade aumentada facilitou o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Biofísica. “A importância do evento, que ocorreu em Paris, foi a oportunidade de interagir com as principais representações europeias na área de tecnologias educacionais. Para a sociedade e para a Uema, o evento possibilitou debater a montagem de uma ampla rede de colaboração para 2025, especialmente na Espanha e na França. Tive vários contatos em Paris e estou em busca de novas colaborações”, destacou.

O ICEDL (International Conference on Education and Distance Learning) possui um histórico de sucesso, com a primeira conferência realizada em Malé em 2017, seguida por Nice em 2018, Barcelona em 2019, e eventos virtuais em 2020 e 2021. Em 2022, o evento ocorreu em Roma e, em 2023, foi realizado de modo híbrido em Paris. O objetivo da conferência é fornecer um fórum para pesquisadores, profissionais da indústria, academia e governo debaterem sobre pesquisa e desenvolvimento, bem como práticas profissionais em educação e ensino a distância.

O artigo apresentado pelo professor Welberth Santos Ferreira será publicado em uma edição especial da revista A4 Qualis da Capes, consolidando ainda mais a relevância do trabalho desenvolvido e os avanços na área de tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de Biofísica.

Por: Karla Almeida