Reitoria Itinerante da Uema fortalece laços com a comunidade acadêmica de Caxias

Por em 8 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deu início nesta segunda-feira (08), o Campus Caxias, a Reitoria Itinerante, iniciativa que aproxima a gestão superior da comunidade acadêmica. Durante a manhã, a primeira atividade do dia contou com a presença do reitor, Prof. Dr. Walter Canales, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche, além de uma comitiva de assessores técnicos e demais servidores da reitoria.

A reitoria itinerante ficará no período de 08 a 12 de julho no Campus Caxias. Através dessas atividades, a Uema reforça seu compromisso com o desenvolvimento acadêmico e administrativo, promovendo a integração entre diferentes áreas e fortalecendo a estrutura educacional. Os eventos são uma oportunidade de crescimento para toda a comunidade acadêmica, evidenciando a importância da colaboração e do planejamento estratégico.

A programação ao longo da semana contemplará reuniões, apresentações de projetos, oficinas e rodas de conversa. As atividades são voltadas para professores, gestores, coordenadores, alunos e demais interessados, com foco em discussões e deliberações sobre cursos, estágios, projetos de infraestrutura e indicadores de extensão.

“Teremos aqui ao longo desta semana a presença de todas as pró-reitorias, começando com o professor Marcelo Cheche. Estar aqui durante esta semana não significa que não estaremos presentes em outros momentos, seja presencial ou virtualmente. No entanto, apenas a presença tecnológica não é suficiente. Portanto, desde o ano passado, conforme minha determinação, todas as pró-reitorias já realizaram itinerâncias por todos os campi. Defendo fortemente a presença olho no olho para que possamos atender melhor e identificar soluções que, de forma tecnológica, não conseguiríamos alcançar”, enfatiza o reitor.

“Essa iniciativa permite uma maior proximidade e interação entre os alunos, professores e a administração central, possibilitando uma compreensão mais precisa das necessidades e demandas locais. Além disso, facilita a implementação de políticas de pesquisa e pós-graduação, promovendo a excelência acadêmica e científica. Com esse contato direto, podemos desenvolver projetos mais alinhados com as realidades regionais, incentivando a produção de conhecimento e soluções inovadoras que beneficiem não só o campus de Caxias, mas também toda a sociedade. Esse compromisso com a integração e a valorização da pesquisa é essencial para o crescimento contínuo e sustentável da nossa universidade”, comenta o pró-reitor.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Uema/Campus Caxias