Reunião avalia o andamento do Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento da Uema

Por em 8 de julho de 2024

Na última sexta-feira (05), a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediou uma importante reunião para discutir o progresso do Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento da Universidade. Estiveram presentes o reitor da Uema, Walter Canales, o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), professor Fernando Lima, o chefe de gabinete da reitoria, José Sampaio Mattos Júnior, e os professores Flávio Nunes (Coordenador Acadêmico), Airton Pentinelli (Coordenador Técnico) e Carlos Ronyhelton (Coordenador Pedagógico).

O Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, resultado de uma colaboração entre a Uema, o Governo do Estado e a Caema, visa capacitar profissionais recém-formados para atuarem diretamente na companhia de saneamento, fortalecendo o serviço público essencial. O diretor do CCT, professor Fernando Lima, destacou que a iniciativa foi idealizada pelo reitor da Uema e apoiada pelo Governo do Estado, sendo atualmente gerenciada pela Caema e pela universidade.

Com cerca de dois meses de funcionamento, o programa já mostra boas perspectivas e resultados significativos. Ele está focado na profissionalização e capacitação de recém-formados nas áreas de Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Computação, Arquitetura e Administração. Durante a reunião, o reitor Walter Canales expressou sua satisfação com o andamento do programa e destacou o seu potencial para o desenvolvimento tanto dos participantes quanto dos órgãos públicos envolvidos.

“Recebemos aqui os professores coordenadores do Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, que utiliza profissionais recém-formados como trainees na Caema, orientados por professores da Uema e UemaSul, além de supervisores da própria Caema. Com esse programa, ganham os egressos, muitos em seu primeiro emprego e ganham os órgãos públicos, pois terão uma mão de obra qualificada; assim, teremos condições ideais para promover o desenvolvimento, a inovação e assim, melhorar o serviço público dentro do estado do Maranhão. Portanto, estamos muito satisfeitos com o andamento desse programa e visualizamos muitas atividades interessantes nesse processo”, afirmou Walter Canales.

O Coordenador Acadêmico do Programa, Flávio Nunes, ressaltou que, com essa iniciativa, é possível adquirir habilidades essenciais para a jornada profissional, especialmente com o marco legal de saneamento incentivando o desenvolvimento do setor. O programa disponibiliza bolsas para que profissionais capacitados atuem diretamente na Caema, representando um avanço na melhoria da infraestrutura e na qualidade de vida da população maranhense, além de contribuir para a formação e inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho.

A reunião evidenciou o comprometimento das instituições envolvidas em garantir o sucesso do Programa, destacando os benefícios para os recém-formados e para o serviço público estadual. A Uema, junto ao Governo do Estado e a Caema, continua a trabalhar para fortalecer essa importante iniciativa, que promete trazer avanços significativos para o saneamento e a qualidade de vida no Maranhão.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho