Uema participa de lançamento do Programa Floresta Viva com entrega do maior Viveiro Público do Brasil

Por em 5 de julho de 2024

Na manhã desta quinta-feira (04), a cidade de São Bento, na região da Baixada Maranhense, foi palco do lançamento do programa Floresta Viva Maranhão, uma iniciativa do Governo do Maranhão, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). O evento, realizado no Campus São Bento da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), contou com a presença de várias autoridades, incluindo o Governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o Reitor da Uema, Walter Canales.

O Floresta Viva Maranhão surge com o objetivo de recuperar áreas degradadas e promover cadeias produtivas sustentáveis, impulsionando a bioeconomia local. A primeira etapa do programa já está em andamento e inclui a criação do maior viveiro público do Brasil. Localizado em São Bento, o viveiro possui uma capacidade anual de produção de 1 milhão de mudas, com um enfoque inicial no cultivo da Juçara ou Açaí, um fruto nativo de grande valor econômico e ambiental.

Para o reitor da Uema, Walter Canales, “A colaboração entre o Poder Público, Empresas Privadas e Academia é fundamental para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade, promovendo tanto a geração de renda quanto a preservação do meio ambiente. Parabenizo o governador Carlos Brandão e o secretário Pedro Chagas por essa iniciativa exemplar. Este projeto beneficiará 100 famílias com a renda proveniente da exploração sustentável da juçara. Além disso, os cursos de Gestão Ambiental, Tecnologia de Alimentos e o futuro curso de Agropecuária da Uema terão uma grande interação com esse projeto, proporcionando uma valiosa experiência prática para nossos alunos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região”.

A Baixada Maranhense, região onde o viveiro está instalado, é reconhecida por sua biodiversidade e foi designada como um sítio Ramsar, um título concedido a zonas úmidas de importância ecológica global. A iniciativa não só visa a proteção e restauração dos habitats naturais, mas também o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, um setor em expansão no estado.

O programa Floresta Viva Maranhão promete beneficiar diretamente 100 famílias do município de São Bento, incentivando o cultivo de espécies nativas e criando oportunidades econômicas que visam aumentar a renda no meio rural. A proposta é desenvolver uma economia verde, equilibrada e inclusiva, garantindo que as populações locais possam se beneficiar da geração de trabalho e renda.

Além do foco na bioeconomia, o programa também inclui ações para a recuperação de áreas degradadas, combate ao desmatamento, queimadas e incêndios florestais, comercialização de créditos de carbono e incentivo ao crédito rural, sempre com a premissa de preservação e manutenção das florestas.

Para a execução do Floresta Viva Maranhão, o Governo do Estado conta com a parceria de diversas empresas. Até o momento, 15 empresas manifestaram apoio e assinaram a adesão ao programa durante a solenidade de lançamento. Entre elas estão Eletrobrás, Eneva, Fertgrow, Taesa, Mineração Aurizona, Alumar, Re.green, Biomas, Gera Maranhão, BR Carbon, EMAP, Dislub, Energize, Inpasa, Mombak e Biofix.

O lançamento do programa Floresta Viva Maranhão representa um passo crucial para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico do estado. Com a união de esforços entre o governo, a academia e o setor privado, o Maranhão se posiciona na vanguarda das iniciativas de preservação ambiental e promoção de uma economia sustentável.

Por: Karla Almeida

Fotos: Fernando dos Anjos/Secom