Ascom lança a 5ª edição da Revista Uema

Por em 3 de julho de 2024

A Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançou, nessa segunda, 01, a quinta edição da Revista Uema.

A publicação segue cumprindo seu propósito de propagar o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e o empreendedorismo da Uema, por meio de uma linguagem acessível, com a finalidade de impactar o maior número de pessoas possível.

O enfoque da Revista é a comunicação científica, que diz respeito ao processo de circulação de informações acadêmico-científicas, contribuindo significativamente para o processo de alfabetização científica em nível local, nacional e internacional.

Na Uema, essa comunicação ocorre não só pela Revista, mas também pelas nossas mídias e redes sociais digitais oficiais e pela mediação da imprensa quando a Instituição é pautada nos meios de comunicação externos.

Nesta edição, a Revista Uema contempla os leitores com três ricas entrevistas com professores, pesquisadores e gestores da Universidade acerca de trajetória acadêmica, relações de trabalho na contemporaneidade e o papel do tecnólogo e desenvolvimento de startup a partir de uma pesquisa científica.

Foram abordadas também, na publicação, pesquisas científicas importantes e de forte impacto social que estão sendo desenvolvidas na Instituição, como o estudo que revela impactos ambientais em Manguezais na Região Portuária do Maranhão; a descoberta de novas espécies de peixes de água doce; e o método inovador para imputação de dados em classificação multi-rótulo.

No campo do ensino, destaca-se a educação em Comunidade Indígenas e Quilombolas, por meio do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos). Esse Programa está revolucionando o estado e atendendo à demanda necessária de um ensino que respeite e valorize as identidades culturais. Há também uma linha do tempo para a pioneira educação a distância da Uema, que completou 25 anos de existência, sendo exemplo e inspiração para o Brasil e o mundo.

As histórias de vidas transformadas em decorrência do Programa de Formação de Professores da Uema – Programa Ensinar foram pautadas. Esse programa especial de graduação da Instituição tem mudado a realidade de milhares de pessoas no interior do estado do Maranhão.

Ações extensionistas também estão presentes na nossa Revista Uema. Afinal, a extensão universitária é um instrumento de inserção social que estabelece relações com as comunidades e constrói uma prática transformadora orientada para os interesses da maioria da população. Por isso, trouxemos a história das empresas juniores da Instituição e apresentamos ainda um projeto tecnológico desenvolvido por alunos e professores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (Profitec/Uema).

Há ainda muitas áreas e temas que permeiam a nossa Universidade presentes na Revista e que, certamente, despertarão o interesse de leitura em todos. Clique aqui para acessar a Revista Uema.

Confira o expediente da Revista Uema:

Assessor-chefe de Comunicação: Lucas Vieira

Editora-chefe: Walline Alves Guimarães

Repórteres: Alcindo Barros, Anne Cascaes, Débora Souza, Emanuel Pereira, Gabriele Siebra, Karolynne Sodré, Karla Almeida e Walline Alves

Diretor de Arte e Diagramador: Carlos Augusto Silva Junior

Designer da Capa: Hiago Fernandes