Uema divulga edital do PAES 2025: Inscrições começam dia 08 de julho

Por em 3 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Concursos e Seletivos (Sucons), divulgou o edital do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2025. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 08 de julho, e seguem até 09 de agosto, podendo ser realizadas online pelo site sigconcursos.uema.br.

O lançamento do PAES 2025 foi realizado no Palácio dos Leões, contando com a presença do governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, e do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales. O evento marcou um passo significativo na educação superior do estado, com a introdução de novos cursos e a ampliação das oportunidades para os estudantes maranhenses.

O governador Carlos Brandão destacou a importância das novidades trazidas pelo PAES 2025: “O PAES 2025 traz novidades com a inclusão de 13 novos cursos em diversos campi, ampliando as opções para quem deseja ingressar no ensino superior, sendo 11 para a Uema e 2 para a UemaSul. São mais de 5 mil vagas que estarão à disposição dos nossos alunos. Portanto, estamos muito felizes, pois com esse edital será possível ofertar mais oportunidades para os jovens do nosso Estado.”

O reitor da Uema, Walter Canales, destacou a relevância histórica deste edital: “Hoje é um dia histórico, pois nesse edital teremos 11 novos cursos para a Uema, uma marca inédita em um único edital que está sendo disponibilizado para nossa sociedade. E, diga-se de passagem, esses novos cursos estão sendo oferecidos em 9 municípios do interior do Estado. É a oportunidade que a nossa sociedade no interior do estado tem para se qualificar e aproveitar as vagas e o investimento que é feito pelo governo do Estado. Com isso, a Uema segue alinhada com o governo do Maranhão.”

Serão oferecidas 4.513 vagas para a Uema e 850 vagas para a UemaSul, distribuídas entre os campi, centros, cursos e turnos conforme o edital. As provas serão realizadas nas cidades de São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Podem se inscrever os candidatos que concluíram ou estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em 2024. Este ano, 14.913 candidatos foram isentos da taxa de inscrição. Os candidatos isentos também devem realizar a inscrição. Aqueles que não solicitaram a isenção previamente deverão pagar uma taxa de R$ 85,00.

O exame será realizado em uma única etapa, no dia 1º de dezembro, com início às 13h30 e término às 18h30. A prova inclui uma redação e uma prova objetiva com 60 questões sobre disciplinas do Ensino Médio. A leitura das seguintes obras literárias é obrigatória para a redação:

1. “Romanceiro da Inconfidência” – Cecília Meireles
  2. “Casa de Pensão” – Aluísio Azevedo
  3. “Manuelzão e Miguilim” – Guimarães Rosa

Novos Cursos

O PAES 2025 traz novidades com a inclusão de novos cursos em diversos campi, ampliando as opções para quem deseja ingressar no ensino superior:

Com essas novas formações, a Uema e UemaSul expandem a oferta, contribuindo para a formação de profissionais capacitados em áreas diversificadas do mercado.

Para mais detalhes, acesse o edital completo aqui.

Por: Karla Almeida