UEMAÇÃO: Operação Cajapió promove impacto social e desenvolvimento sustentável

Por em 2 de julho de 2024

Evento da Uema em parceria com 24º Batalhão de Infantaria Selva e Prefeitura de Cajapió acontece até sexta-feira (05)

A Operação Cajapió, uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), começou com o objetivo de promover impacto em aspectos sociais, desenvolvimento sustentável e ações para o bem-viver. A ação é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Uema, em colaboração com o 24º Batalhão de Infantaria Selva e a Prefeitura de Cajapió.

A programação, que se estende até a próxima sexta-feira (05), inclui diversas atividades voltadas para a construção de novos saberes e uma sociedade melhor em parceria com a comunidade cajapioense.

A abertura contou com a presença de representantes da Uema, incluindo o vice-reitor, professor Paulo Catunda; a pró-reitora da Proexae, professora Ilka Serra; a pró-reitora adjunta da Proexae, professora Camila Magalhães; e o coordenador de Extensão da Proexae, professor Thiago Anchieta. Também estiveram presentes o prefeito de Cajapió, Marcone Marques; o procurador do Estado, Romulo Marques; e o Major Renato Júnior.

Ilka Serra, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, ressaltou a importância do projeto UEMAÇÃO para a comunidade e a universidade: “Iniciamos o projeto UEMAÇÃO, que é um programa que veio para ficar, desenvolvido por vários professores e diversos alunos que fazem extensão na Uema. Esse projeto visa expandir cada vez mais as ações de extensão da Uema para aqueles municípios que têm maior vulnerabilidade social, nas diversas áreas e com o apoio dos campi da Instituição. Estamos hoje em Cajapió desenvolvendo várias ações que servem exatamente para uma missão grande da Universidade, que é o desenvolvimento social. Estamos muito felizes com a atuação de alunos de diversos cursos, mostrando a amplitude que é a Uema para o estado do Maranhão, e principalmente com a missão de desenvolver este estado”.

A Operação Cajapió é uma ação de extensão universitária que visa, através do compromisso com a comunidade, construir conhecimentos e promover o bem-estar social. Através de diversas atividades e projetos, a Uema busca fortalecer o vínculo com a comunidade cajapioense, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-viver.

A programação da Operação Cajapió inclui palestras, oficinas, atendimentos comunitários, atividades culturais e esportivas, entre outras ações que visam envolver a comunidade e promover melhorias concretas em diversas áreas.

Por: Karla Almeida