Uema realiza II parte do I Ciclo de Palestras Comunica Uema

Por em 2 de julho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Assessoria de Comunicação, realizou na tarde de ontem, 01 de julho, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a segunda parte do I Ciclo de Palestras Comunica Uema. O evento, que contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), foi aberto e gratuito a toda a comunidade acadêmica da Uema e de outras instituições.

A diretora do Cecen, professora Regina Célia de Castro Pereira, destacou a importância do tema abordado. “A riqueza do tema é benéfica para todos nós e vai além do processo de ensino e aprendizagem. A participação de todos é crucial para o enriquecimento do processo de formação”, enfatizou.

A coordenadora geral do UemaNet, Lígia Tchaicka, ressaltou a importância da participação de alunos e professores no evento. “Hoje vocês terão palestrantes que muito têm a contribuir com a nossa formação. Tenho certeza que nós teremos uma ampliação de nossos horizontes nesses temas. E eu só tenho que parabenizar a Ascom pela proposta da temática. É muito importante que estejamos todos discutindo e avançando na mesma velocidade que avançam esses conhecimentos”, disse Tchaicka.

O Assessor de Comunicação da Uema, Lucas Vieira, também sublinhou a importância do evento e destacou a contribuição das ciências da comunicação para diversas áreas do conhecimento. “As ciências da comunicação dialogam ricamente com muitas áreas do conhecimento. E tratar sobre educação e comunicação na era digital, especialmente no que se refere à popularização da ciência e da educação por meios sociais digitais, é de total importância para acadêmicos e pesquisadores”, destacou Lucas Vieira.

Lucas também expressou sua satisfação em representar a equipe de comunicação da Uema. “É uma honra estar aqui representando uma equipe dedicada, que trabalha diariamente para ampliar a relevância da universidade tanto na mídia tradicional quanto nas plataformas digitais da Instituição, que são as mais seguidas e acessadas entre as instituições governamentais do Maranhão”, comentou.

O evento iniciou com a palestra “(Re) pensar as possibilidades da profissão docente na Era Digital” ministrada pelo Prof. Dr. João Bottentuit, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em seguida, foi realizada a mesa redonda “Popularização da ciência e da educação na Era Digital”, que contou com a participação de um dos fundadores da Startup “Meu Professor”, Altayr Santos, além da pedagoga e empreendedora educacional, Profa. Ma. Isis Maria Monteles. A mesa redonda foi mediada pela Profa. Dra. Sannya Rodrigues, do departamento de Educação da Uema.

Na oportunidade, foi lançada a nova edição da Revista Uema que é produzida pela Assessoria de Comunicação da Instituição. A quinta edição da Revista Uema segue cumprindo seu propósito de propagar o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e o empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão, por meio de uma linguagem acessível, com a finalidade de impactar o maior número de pessoas possível. Na Universidade, essa comunicação ocorre não só pela Revista, mas também pelas mídias e redes sociais digitais oficiais e pela mediação da imprensa.

O Ciclo de Palestras Comunica Uema faz parte das ações comemorativas aos 30 anos da Assessoria de Comunicação da Uema. Até o mês de novembro, a Uema pretende conectar profissionais e gestores de Comunicação, e áreas afins, de diversas instituições públicas, empresas privadas e meios de comunicação. O objetivo é estreitar os laços da Universidade com a sociedade e contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes, capazes de se comunicar de forma eficaz, estratégica e responsável, promovendo o diálogo intercultural e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

O evento foi considerado um sucesso, proporcionando um espaço de reflexão e troca de conhecimentos sobre os desafios e oportunidades da comunicação e educação na era digital.

Acesse a nova edição da Revista Uema AQUI!

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho