Aluno de Letras do Programa Ensinar/Uema é aprovado em Mestrado pela Universidade Federal do Tocantins

Por em 1 de julho de 2024

Aluno do Curso de Letras do Polo Governador Nunes Freire, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, é aprovado em Mestrado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), na área de concentração em Estudos Linguísticos, especificamente Linguística Aplicada. Welson dos Santos Lopes colou grau em novembro de 2022.

Welson destacou que a aprovação foi a realização de adolescência que esteve adiado por muitos anos. “Eu já entrei na graduação com 30 anos e colei grau com 35 anos completos. Porém, quando obtive aprovação no concurso da Seduc/TO em junho de 2023, eu já havia escolhido a cidade de Porto Nacional por saber que nela havia um campus da UFT e com um programa de mestrado existente. Sendo assim, todo o meu planejamento dentro dessa mudança de estado incluía tentar o ingresso no mestrado, um desejo que vinha muito ardente no meu coração. Graças a Deus e ao apoio e incentivo de muitas pessoas deu tudo certo”, comemorou ele.

Ele, ainda, enfatizou a importância da Uema e do Programa Ensinar nessa conquista e na sua jornada acadêmica. “Eu posso dizer sem qualquer demagogia: tenho muito orgulho de ser Uema. Ter feito graduação em uma instituição tão renomada foi um diferencial imensurável na minha trajetória. Tive a bênção de estudar em um polo do Programa Ensinar muito bem gerido pela professora Noêmia Feitosa. Tive os melhores professores possíveis da Uema (maioria absoluta mestres e doutores) e colegas de curso sensacionais. Dentre os professores da Instituição, alguns foram muito mais que tutores de conhecimento, pois me agregaram também muito apoio e incentivo para que eu enxergasse meu potencial e fosse além. São muitos nomes (que faço questão de mencionar em homenagem): prof. Maria José Nelo, prof. Josimar Porto, prof. José Ailson, prof. Nayara Queiroz, prof. Maria de Fátima (minha orientadora do TCC de graduação), entre outros. Respirar a atmosfera uemiana me acrescentou crescimento intelectual e a aquisição de uma perspectiva de vida que serei eternamente grato!”, ressaltou ele.

Para a Diretora do Curso de Letras, Profa. Me. Mary Joice Paranaguá, “essa aprovação é o reflexo do compromisso do Programa Ensinar/Uema na formação de professores capacitados para o Estado do Maranhão. A Direção do Curso de Letras Ensinar parabeniza o aluno Welson pela sua aprovação no Mestrado em Estudos Linguísticos no Tocantins”.

Por: Paula Lima