Região do Mearim discute políticas públicas em audiência do Orçamento Participativo e prioriza proposta da Uema

Por em 1 de julho de 2024

Na última quinta-feira, 27 de junho, a cidade de Bacabal foi palco de uma importante audiência pública do Orçamento Participativo promovida pelo Governo do Estado do Maranhão. O evento reuniu a população da Região do Mearim para discutir políticas públicas e definir as prioridades locais. Entre as nove propostas apresentadas, a mais votada foi a da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Bacabal, que destacou a criação do curso de Medicina e a oferta de novos laboratórios de ciências e tecnologias.

A professora Rose Mary Soares Ribeiro, Diretora do Campus Bacabal, apresentou a proposta, enfatizando a necessidade de expandir a infraestrutura da universidade para atender melhor às demandas da comunidade. A criação do curso de Medicina, alinhada com a oferta de modernos laboratórios, visa não apenas fortalecer o ensino superior na região, mas também contribuir para a formação de profissionais qualificados que possam atuar na área da saúde local.

“Esta é uma oportunidade única para nossa região. A criação do curso de Medicina não só oferece uma educação de qualidade e gratuita, mas também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico de Bacabal e do Mearim como um todo,” destacou a professora Rose Mary durante sua apresentação.

A proposta recebeu apoio praticamente unânime dos presentes, demonstrando a relevância e o impacto positivo que a iniciativa trará para a comunidade. A ampliação da infraestrutura do campus já está contemplada pela gestão superior da Uema, o que reforça o compromisso da instituição com a educação e o desenvolvimento regional.

O evento do Orçamento Participativo destacou a força da participação popular na construção de políticas públicas que atendam às necessidades reais da população. A Uema Campus Bacabal reafirma seu papel na promoção do saber e na difusão do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e político da Região do Mearim.

Por: Karla Almeida