Equipe da Superintendência de Relações Internacionais e Assessora de Interiorização da Uema visitam o Campus Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de julho de 2024
Na tarde de quinta-feira, 27 de junho, integrantes da Superintendência de Relações Internacionais – SRI e a representante da Assessoria de Interiorização da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) visitaram o Campus Caxias. A Direção do Campus ofereceu todo o suporte para os visitantes. O objetivo da visita foi divulgar os trabalhos desenvolvidos pela SRI.
Rosilma Soares Barros da Assessoria de Interiorização falou: “Viemos aqui apresentar o trabalho desenvolvido pela Superintendência de Internacionalização. O sentido desse trabalho é fortalecer os cursos da Uema por meio da internacionalização. Contamos com a presença da representante da Diretora do Campus, professora Maria de Fátima Alencar Rios representando a professora Valéria, Diretores de Cursos, Chefes de Departamento, professores, alunos e pessoas interessadas em participar e compartilhar desse conhecimento sobre internacionalização. As contribuições foram valiosíssimas, os professores em Caxias estão muito antenados com essa pasta. Estamos saindo daqui com a melhor impressão. E também com a vontade de compartilhar mais e avançar mais nesse tema”, explicou. A Assessoria de Interiorização faz a mediação entre os campi e a Reitoria.
Elkenson Costa, da SRI, também se manifestou: “Hoje falamos sobre os avanços e conquistas da Uema no que diz respeito à internacionalização e também, muito especialmente, ouvir as demandas, as experiências. Foi muito enriquecedor, muito proveitoso. Juntos, percebemos que o caminho é a comunicação, o diálogo. A partir de agora a comunicação vai agilizar muitas coisas em relação ao que falamos hoje. O saldo foi positivo”, analisou.
Alguns pontos abordados foram: projetos de pesquisa conjuntos; publicação e disseminação de trabalhos em revistas internacionais; internacionalização de currículo; reforço da pesquisa internacional; busca ativa de financiamento e bolsas internacionais para pesquisa e inovação; intercâmbio com outros países (envio de alunos da Uema para universidades estrangeiras e acolhimento de acadêmicos de outros países, possibilitando troca de experiências).
A Chefe de Divisão de Cooperações Internacionais da Uema, Ana Carolina, disse: “Foi muito bom escutar os alunos, perceber o quanto eles são engajados nas atividades de internacionalização. Temos, inclusive, mais participação dos campi do interior do que da capital nos nossos programas de mobilidade acadêmica. É muito gratificante estar aqui, conversar olho no olho, ver quem está participando dos projetos, conversar com os alunos, quais são os problemas, quais as expectativas, o que nós podemos melhorar, o que podemos fazer juntos, o que já existe, o que está funcionando bem”, detalhou.
Ela prosseguiu: “E também divulgar nossas oportunidades, pois estamos criando isso. Como o “English Club”, por exemplo, nossa pretensão é que agora ele seja online e consiga abarcar também os estudantes do interior do Maranhão e que consigamos fazer a divulgação de boas oportunidades para eles, coisa que a nossa universidade oferece e que sabemos serem muito importantes para a formação de cada estudante, de cada pessoa que trabalha com a gente, cada pesquisador, de cada professor da Uema que busca fazer a internacionalização”, concluiu.
Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias