Campus Balsas realiza de certificação dos concludentes da Unabi

Por em 24 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na última sexta-feira (21), auditório da Uema/Campus Balsas, a certificação dos alunos do curso “Educação para o Envelhecimento”, do programa de extensão “Universidade Aberta Intergeracional – Unabi”.

O curso iniciou no mês de setembro de 2023 e teve duração de 260 horas. Nesse período, foram desenvolvidas atividades gerontagógicas intergeracionais, objetivando a promoção da cidadania e um efetivo protagonismo das pessoas idosas participantes, com 60 anos ou mais, por meio de muitas ações educativas e sociais que foram realizadas de forma planejada, sistemática, com ludicidade e muito esmero didático.

O programa Unabi é uma iniciativa da Reitoria e está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, estendendo-se a vários campi da Uema, desde a capital até o interior.

A solenidade foi um momento de muitas alegrias e de expressões de gratidão. A oradora da turma foi a concludente Eva Batista de Vasconcelos e a juramentista, a concludente Dianete Terezinha Dalloglio.

Usaram da palavra o Prof. Dr. Leonardo Mendes Bezerra, diretor do curso de Pedagogia, e a Profa. Dra. Marta Helena Facco Piovesan, representando os professores da Uema. Os professores que participaram ministrando aulas também estiveram presentes: Aldevane, Gemina, Mara e Tânia. A coordenadora do programa, Profa. Dra. Terezinha de Jesus Maia Lima, ressaltou os benefícios trazidos por cada disciplina ministrada e a necessidade de continuar esse programa, bem como o fato de os concludentes não quererem se ausentar do Campus Balsas.

A diretora do Campus Balsas, Profa. Dra. Maria Célia Dias de Castro, lembrou que muitas políticas públicas vêm sendo pensadas, no âmbito da Uema, para atender esse segmento social, desde cursos como Educação para o Envelhecimento, de Alfabetização de Pessoas Idosas, cursos universitários específicos para essas pessoas, bem como já se iniciam as discussões sobre cotas para idosos nos vestibulares, proposta apresentada pela Profa. Dra. Deuzimar Costa Serra, nas reuniões dos Conselhos Superiores da Uema realizadas neste mês de junho.

A diretora noticiou, assegurada pela Pró-Reitora da Proexae, Profa. Dra. Ilka Serra, que haverá novas turmas do curso Educação para o Envelhecimento e que se iniciará uma turma do curso de Alfabetização de Idosos, já no semestre vindouro. Portanto, a solenidade de certificação dos concludentes da Unabi, no Campus Balsas, foi de muitas comemorações e recebimento de boas-novas.

Por: Uema Campus Balsas

Fotos: Uema Campus Balsas