Parceria entre Uema e ESMAM viabilizará pós-graduação para servidores do Judiciário do Maranhão

Por em 20 de junho de 2024

Parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), e a Escola Superior da Magistratura (ESMAM) viabilizará a oferta de  especialização em Direito Público para servidores do Judiciário. A ideia é que a especialização saia ainda neste ano.

O pró-reitor Marcelo Cheche destacou a importância da formação para ambas as instituições. “Já tivemos uma experiência há alguns anos, e a ideia é retomar essa parceria da oferta de especialização para os servidores do Tribunal de Justiça e, também, iniciar uma conversa sobre projetos de pesquisa, cujas bolsas de iniciação científica e tecnológica tivessem o financiamento do Tribunal de Justiça”, disse ele.

Como o citado por Cheche, além da especialização, a parceria ainda abrange a parte da pesquisa.

“Seria um edital de fomento para pesquisa, com o intuito de detectar os problemas que o judiciário tem. Projetos de pesquisa na área de gestão, nos problemas que nós tivermos com tecnologia, com o judiciário em si, com a questão dos apenados, com a justiça restaurativa, criança e adolescente, violência de gêneros e demais temas que nós abordamos dentro do Judiciário. Isso vai servir para nós, por meio deste edital, e conseguiremos, assim, ter pelo menos uma noção de quais problemas nós estamos enfrentando e como podemos solucioná-los através da pesquisa”, destacou o Secretário Geral da ESMAM, Carlos Belo.

Por: Paula Lima