Egresso do curso de Engenharia de Produção da Uema será professor em Universidade Americana

Por em 20 de junho de 2024

O professor Mateus em sua sala na Indiana University

O ex-aluno do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Mateus José do Rego Ferreira Lima, conclui em outubro de 2024 seu doutorado em Operations Management pela The Ohio State University. Mateus recebeu ofertas para a posição de Professor of Operations and Supply Chain Management em quatro universidades. Em julho, inicia sua carreira de professor pela Kelley School of Business, Indiana University (Indianapolis).

O professor Mateus possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e, em 2019, foi aprovado para doutorado pleno com financiamento oferecido pelas seguintes universidades americanas: Virginia Tech (Virginia Polytechnic Institute and State University), The Ohio State University, Boston University, George Washington University e Purdue University.

Mateus realiza, atualmente, pesquisa empírica e analítica centrada em gestão de tecnologias. Especificamente seu trabalho investiga o comportamento do trabalhador e uso de tecnologia para tomada de decisão em operações de manutenção. Ele já é revisor de grandes periódicos em Operations Management, como o Journal of Operations Management, Journal of Business Logistics, e o International Journal of Production and Operations Management.

A Universidade de Indiana (Indiana University), fundada em 1820, é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais dos Estados Unidos, com dois Campi principais, em Bloomington e Indianapolis.  Mateus realizará suas atividades docentes na Kelley School of Business, ranqueada pela USNews como a 20ª melhor escola de negócios dos Estados Unidos.

Por Alcindo Barros

Foto do entrevistado