Alunos do Programa Ensinar analisam o processo de urbanização da cidade

Por em 19 de junho de 2024

Alunos do Curso de Geografia do Polo Barreirinhas, do Programa Ensinar/Uema, fizeram um tour pela cidade, com o intuito de analisar e identificar o processo de urbanização do município. O momento fez parte da disciplina Geografia Urbana, ministrada pelo Prof. Fábio José da Silva Nascimento.

O itinerário incluiu visitas no perímetro de transição no povoado Santa Cruz, Aeroporto e Centro de Conversão, onde observaram o artesanato feito com o material extraído do buritizeiro.

“Interessante a análise in loco. Barreirinhas é a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Essa localização privilegiada proporcionou o desenvolvimento de atividades turísticas no município, gerando emprego e renda para a população local. Entretanto, a ocupação desordenada em vários logradouros tem desencadeado inúmeros problemas nos últimos anos, tais como congestionamentos de veículos (sobretudo em feriados prolongados e períodos de alta estação), supressão da vegetação nativa, remoção de sedimentos de dunas, construções em terrenos suscetíveis a alagamentos periódicos ou em áreas de proteção ambiental, etc.”,  explicou o professor.

Para a aluna Carla Ribeiro Silva, “nossa aula de campo sobre urbanização foi extremamente enriquecedora, pois através da prática percebemos as mudanças significativas nos pontos locais do espaço geográfico e urbano da cidade de Barreirinhas e o quanto a atividade econômica do Turismo modificou a cidade”.

De acordo com a aluna Renata Santos Mendes, a aula de campo ampliou o conhecimento em relação ao processo de urbanização de Barreirinhas. “Mesmo para nós nativos, que conhecemos o local, pois o contato em campo nos permite conhecer e compreender minuciosamente como a dinâmica de expansão territorial acontece, seus agentes e interesses. A aula de campo atua como potencializador do estudo em sala, sendo essencial para articular a teoria com a realidade”, destacou ela.

A acadêmica Andrea Marinho Reis Rocha, destacou que a aula foi uma experiência extremamente importante e enriquecedora para a turma. “Durante a visita, tivemos a oportunidade de observar e analisar diretamente as dinâmicas urbanas da cidade, relacionando os conceitos teóricos discutidos em sala de aula com a realidade prática. Essas visitas permitiram uma compreensão mais profunda sobre temas como urbanização, saneamento básico, mobilidade urbana e sustentabilidade. Então, essa experiência prática foi fundamental para complementar nosso aprendizado teórico, proporcionando uma visão mais crítica e integrada da Geografia Urbana”, frisou.

Por: Paula Lima